The Florida Project - Quando a dura realidade está mesmo à nossa porta

Rute Ferreira
Rute Ferreira
Tempo de leitura: 2 min.

A estreia, nos cinemas nacionais, do filme “The Florida Project” suscita ao espectador uma mistura de emoções às quais não consegue, de forma alguma, passar indiferente.

A excelente interpretação de William Dafoe - já considerado um dos favoritos a receber o Oscar de melhor actor secundário - no papel de Bobby, que gere um motel onde vivem (ou neste caso sobrevivem) o mais variado tipo de pessoas, consegue logo ao início prender o público.

Vê ainda: Depois das críticas, CEO do Snapchat não mudará o design da rede social

É uma personagem que funciona quase como uma figura de pai para todas elas, sensato, atento e sensível a todas as dificuldades que têm. É o que acontece com Halley (Bria Vinaite), mãe de Moonee (Brooklynn Prince), toxicodependente, com distúrbios emocionais e que não prevê mudar de vida, nem mesmo por ter uma filha a seu cargo.

O filme “The Florida Project” suscita uma espiral de emoções...

É também uma personagem brilhantemente interpretada, tendo em conta a curta carreira que Bria tem ainda como actriz.

Após a realização de um filme igualmente instigante, como o “Tangerine”, Sean Baker dirige o “The Florida Project”, levando-nos ao universo da Flórida (Kissimmee) pobre e crua, mesmo ao lado da Disney World, a morada dos sonhos e de um mundo perfeito cheio de magia.

A pequena Moonee, de 6 anos, passa o dia sem quaisquer regras ou supervisão de adultos, inteligente e divertida (apesar da vida dura que presencia) Acaba por criar ela própria o seu mundo dos sonhos, num espaço à vista do espectador que é colorido, mas impiedoso e frio.

É a personagem encantadora de Moonee que, apesar de tudo, nos mostra que mesmo perante uma vida cruel, é possível não se ser desumano e conseguir-se aproveitar todos os momentos felizes saboreando as mais pequenas coisas, com alegria.

Embora não passando duma criança que é a única responsável por ela própria, adopta alguns comportamentos (menos bons) da mãe, que não a disciplina nem parece preocupar-se com isso, mas com a qual tem uma relação de forte vínculo emocional e carinhosa.

O “The Florida Project”, pode ser considerado um testemunho real, quase documental, de um sem par de vidas que acontecem nesse cenário duro da Flórida.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy S9. Prepara-te para fechar os olhos…

d One?

Nokia 7 Plus e Nokia 1, os smartphones chegam no MWC