“Os leitores pediram e a Rakuten Kobo respondeu”, foi assim que a marca japonesa iniciou a abordagem do lançamento do seu mais recente e-reader. Trata-se do já bem conhecido e popular Kobo Clara Colour, mas agora disponível em branco.
Fomos desafiados a testar este novo modelo e não estávamos preparados para que aí vinha. Em bom rigor, fizemos uma análise extensiva a este Kobo Clara Colour na variante em preto. Mas há aqui uma certa magia nesta variante.
A escolha da cor é certeira para o produto
A Kobo diz que quer “encantar os leitores” com esta nova versão do Kobo Clara Colour. E posso dizer-te que, pelo menos esteticamente, consegue-o. Há uma certa aura num produto destes em branco, que acaba por ser quase que uma extensão do ecrã e-Ink Kaleido.
Na sua génese, este é o mesmo produto. Ou seja, tem um ecrã de 6 polegadas que é o meu predileto numa combinação de boa experiência de leitura sem perder portabilidade. E claro, o ecrã a cores adiciona-lhe conveniência para teres uma experiência mais rica em livros de banda desenhada, manga ou simplesmente para veres as capas de livros com cor.
Autonomia para semanas e ecrã que parece livro
Mantém-se também a excelente autonomia de bateria para semanas. Vamos ser sinceros: este é daqueles produtos que simplesmente me esqueço que é preciso carregar. Dependendo do teu perfil de utilizador, a bateria pode durar de semanas a meses. Depende quanto lês por dia.
O ecrã é a cores, mas o desempenho ao sol mantém-se. É um painel que quanto mais luz tem a incidir, melhor se vê. Ou seja, é do mais parecido que consegues ter face a um livro. Vem equipado com a ComfortLight Pro que reduz automaticamente a luz azul e que faz com que à noite seja inofensiva para os olhos e não acordes o teu parceiro.
Proteção contra a água garantida
É importante salientar, para os desastrados, que tem proteção total contra a água. Por isso, levar para a praia ou piscina é seguro. E claro, vem equipado com Bluetooth caso queiras ouvir os teus audiolivros com a subscrição do Kobo Plus. E olha que o catálogo é bem vasto em português.
A nossa unidade de teste veio com uma capa SleepCover (que te custa 29,99 € adicionais) em vermelho, mas há também versões em rosa, verde, amarelo, azul e preto. Por isso, há para muitos gostos. Esta capa protege muito bem o equipamento, desliga o ecrã automaticamente quando a fechas e serve de base para o deixares numa superfície mais a jeito de ler.
Conclusão
A verdade é que ninguém me preparava gostar tanto deste novo Kobo em branco. Consigo perceber a popularidade desta cor e acredito que será um sucesso de vendas e trará muitos utilizadores para o ecossistema da Kobo. Se quiseres saber mais sobre o produto, confere a nossa review ao Kobo Clara Colour. Dá uma olhada no site da Kobo para saberes todos os detalhes do produto.