Testámos a rede móvel da DIGI fora de Lisboa. Como se portou?

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A rede móvel da DIGI está em constante expansão. Na sua apresentação à imprensa, a operadora afirmou já ter 93% do território português com 2G e 4G. Recentemente fizemos testes à rede móvel da DIGI na área metropolitana de Lisboa e os resultados impressionaram pela positiva. Mas como se porta quando nos afastamos da capital?

Neste artigo mostro alguns testes que fiz durante uma viagem recente até ao oeste, onde realizei três testes em três pontos diferentes. Usei no teste um cartão DIGI de testes e comparei com as velocidades que tinha num cartão da Vodafone nos mesmos locais. Os testes foram realizados com a app Speedteste by Ookla.

O primeiro teste foi realizado entre a Ota e Alcoentre, numa estação de serviço do IC2 perto de Abrigada. Só apanhava 4G LTE com o cartão DIGI, com velocidade de download de 24,5 Mbps e Upload de 7,22 Mbps. Na Vodafone tinha ligação 5G, com 174 Mbps de download e 68,7 Mbps de upload.

DIGI

O segundo teste foi realizado bem perto da Benedita, ainda no IC2. Aqui a DIGI tinha ligação 5G e atingia velocidades de 89,7 Mbps de download e 23,9 Mbps de upload. A Vodafone, também com 5G, não impressionava nos 31,5 Mbps de upload, mas chegava nesta zona 307 Mbps de download.

benedita

O último teste realizei-o na Nazaré, onde tanto a DIGI como a Vodafone tinham ligação 5G. Na DIGI consegui velocidades de 38,3 Mbps de download e 5,15 Mbps de upload. No caso da Vodafone, os números eram bem superiores: 306 Mbps de download e 119 Mbps de upload.

digi

Estes números mais uma vez comprovam aquilo que já acontecia na área metropolitana de Lisboa. A DIGI ainda não consegue chegar perto das velocidades da concorrência: neste caso, da Vodafone. No entanto, posso dizer que não notei quaisquer limitações em qualquer um destes locais onde fiz testes.

Seja a carregar aplicações rapidamente ou a ver vídeos no YouTube em alta resolução, mesmo com estas velocidades, a DIGI revelou-se mais que capaz. Contudo, se tiveres dúvidas se serve as tuas necessidades, o melhor mesmo será pedir um cartão gratuito de testes até 31 de dezembro.

Mais sobre o lançamento da DIGI em Portugal

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.