Os últimos tempos têm sido tudo menos bons para a Tesla. A empresa de Elon Musk tem reduzido grande parte da mão de obra e a mais recente notícia é que vai ter de lidar com mais um processo.
Este foi feito pela Environmental Democracy Project, uma organização ambiental que se queixa da poluição provocada pela marca. Segundo a CNBC, as alegações do processo evocam a “falha contínua no cumprimento da Lei do Ar Limpo” numa fábrica na Califórnia.
Alegadamente, a poluição da Tesla nesta zona já acontece há mais de 3 anos
O problema é que, segundo a organização, não se trata de um simples caso isolado. Antes pelo contrário, o que levanta maior preocupação é a Tesla ter, alegadamente, violado a lei centenas de vezes nos últimos três anos.
De acordo com o processo, isso faz com que as habitações perto da fábrica da Tesla sofram as consequências. As queixas referem que os moradores têm lidado com problemas de poluição que têm prejudicado a sua qualidade de vida.
O que é irónico, de certa forma, é o facto dos carros elétricos da Tesla supostamente representarem uma solução mais verde para o planeta. Apesar disso, não é a primeira vez que ativistas climáticos e entidades criticam a empresa de Musk pela poluição causada.
Uma prova disso mesmo é o facto da marca estar no top 100 das empresas que mais poluíram em 2023. Os números são da Universidade de Massachusetts e indicam que a Tesla ocupa o 89º posto.
Também na Alemanha, a Tesla tem gerado polémica
Segundo a mesma fonte, a questão ambiental já tem dado algumas “dores de cabeça” à Tesla nos últimos anos. Recorde-se que, em 2022, a Agência de Proteção Ambiental aplicou uma multa ligeiramente superior a 250 000€.
Esta deveu-se ao facto da empresa não ter forma de controlar os níveis de poluição causados pela sua atividade. Outro motivo que levou à multa foi a Tesla não ter encontrado forma de minimizar os agentes de poluição atmosférica.
O ano ainda não vai a meio e, só na Califórnia, a empresa de Elon Musk já vai nos 25 processos. Como explica a CNBC, tudo isto devido ao uso de substâncias perigosas. Também na Alemanha, a Tesla tem causado preocupação nos ambientalistas.
Aparentemente, o motivo dos protestos relaciona-se com o uso de florestas para construir uma nova fábrica. Outra razão que tem indignado os alemães relaciona-se com a utilização excessiva de água.
Nesta fase, resta ver qual será o efeito prático deste novo processo na Califórnia. Como referido anteriormente, a situação tem vindo a arrastar-se e os habitantes têm sido expostos a níveis tóxicos de poluição.
Sobre o processo que alega o facto da marca estar a comprometer a saúde pública, a Tesla ainda não se pronunciou.