A Tesla é das poucas fabricantes que já consegue dar algum tipo de "piloto automático" aos seus carros. A nova funcionalidade dos Tesla será o FSD (Full Self-Driving, ou piloto automático completo).
Ou seja, esta característica fará com que os carros Tesla consigam andar sem a ajuda do condutor na auto-estrada ou em estradas normais. A nova funcionalidade está em Beta e este vídeo mostra-nos a razão disso mesmo.
Vídeo mostra o novo Piloto Automático dos Tesla
No vídeo conseguimos perceber que o novo FSD ainda tem muito a evoluir. Ainda que seja uma evolução considerável para aquilo que vemos no mercado, há ainda pormenores que o piloto automático precisa de melhorar.
Por exemplo, no minuto 1.25 percebemos que o piloto automático falhou consideravelmente. Aliás, o condutor teve mesmo de colocar as mãos ao volante e os pés ao travão.
Isto porque o Tesla ia seguir a rota do carro vermelho que estava claramente estacionado. Ou seja, não foi inteligente o suficiente para perceber que a via virava à esquerda e não seguia em frente.
Devido a situações como esta é que a Tesla apenas disponibilizou a nova funcionalidade FSD a alguns utilizadores. Estes utilizadores tem a liberdade de mostrar alguns vídeos da funcionalidade em ação.
Este tipo de vídeos só nos mostra que a Tesla está num bom caminho, porém, ainda tem um longo percurso para batalhar. Não deve ser nada simples dar este tipo de funcionalidade e inteligência a um automóvel.
Estou seriamente curioso para saber quando é que a nova funcionalidade sairá para o público. Ainda que existam arestas para limar, o vídeo mostra o quão surpreendente é a nova característica dos carros da Tesla.
Editores 4gnews recomendam:
- Tesla envolvida em nova polémica! Agora cobram um balúrdio para instalar rádio FM
- Tesla Autopilot não é o melhor sistema de apoio à condução
- Tesla Autopilot: vídeo mostra viagem feita (quase) totalmente com o piloto automático!