A Tesla começou a implementar algumas alterações nos seus pontos de carregamento oficiais, as estações Supercharger. De acordo com um memorando obtido pelo Electrek, vão ser implementados limites na quantidade de carregamento permitida, que será até aos 80%.
Para já, estas implementações estão apenas confirmadas para os Estados Unidos, onde serão afetados 17% dos Superchargers no país. Das estações afetadas, apenas algumas irão ter estes limites aplicados de forma permanente, dependendo do volume de procura de cada estação.
Reduzir os tempos de espera é o foco principal da Tesla
Especialmente durante épocas festivas, surgiram várias queixas sobre o tempo de espera para carregar os carros da Tesla nas estações de carregamento da fabricante. Por isso, estas limitações foram implementadas com o objetivo de melhorar consideravelmente toda a experiência de carregamento.
Certamente que estas limitações irão sofrer uma grande evolução durante os próximos tempos. É fácil imaginar que a limitação permanente de estações de carregamento não faz sentido. O mais provável é que eventualmente estes limites sejam variáveis, consoante o número de carros em fila de espera.
De acordo com um representante da Tesla, estas novas medidas tornam-se ainda mais eficazes ao serem combinadas com a recente funcionalidade On-Route Battery Warmup e melhorias nas estações de carregamento Supercharger (V2).
Relembro que a nova funcionalidade permite ao carro detetar que se dirige para um ponto de carregamento, preparando a sua bateria para receber um carregamento de alta capacidade.
Há uma forma simples de fugir a este limite
No entanto, existe uma forma bastante simples de 'enganar' estas limitações. A própria fabricante informa que caso o Tesla tenha traçada uma rota em que a estão Supercharger não é o destino final, vai conseguir carregar até aos 100%. No entanto, isto será apenas possível caso o carro calcule que seja preciso mais de 80% de bateria para chegar ao destino final.