A Tesla está em festa com mais um feito alcançado no mercado europeu: a venda acumulada de um milhão de unidades dos seus carros elétricos. A empresa, liderada por Elon Musk, demorou 14 anos para atingir este marco, começando com os primeiros Tesla Roadsters que chegaram às mãos dos clientes europeus.
Desde o lançamento do Roadster, a Tesla expandiu a sua oferta no continente europeu com os modelos S, X, 3 e Y. Os mais recentes Model 3 e Model Y representam a maior parte deste volume de vendas, mostrando a preferência dos consumidores por veículos mais acessíveis e práticos para o dia a dia.
Europa representa um quinto das vendas globais da Tesla
Ao analisarmos a impressionante marca de um milhão de carros vendidos na Europa em relação à produção global da empresa, que recentemente alcançou cinco milhões de unidades, é evidente o papel crucial que o mercado europeu desempenha. Aproximadamente um quinto de todos os Teslas vendidos encontram-se nas estradas europeias, uma estatística que realça a importância desta região para a estratégia global da empresa.
Atualmente, a Tesla comercializa quatro modelos elétricos na Europa. O Model 3 é importado da China, enquanto o Model Y já é produzido localmente na Alemanha, e a dupla Model S/Model X continua a ser importada da Califórnia, nos Estados Unidos.
Há uma curiosidade crescente sobre se o futuro Tesla Cybertruck, um veículo que tem causado bastante burburinho desde a sua apresentação, entrará no mercado europeu. Além disso, questiona-se se o Tesla Semi, um camião elétrico, também fará parte das opções disponíveis para os consumidores europeus.
Tesla ameaça fabricantes locais com este crescimento
A expansão bem sucedida da Tesla representa uma grande ameaça para os fabricantes de automóveis locais. As estatísticas de vendas já indicam que dois modelos da Tesla lideram a lista dos carros totalmente elétricos mais vendidos na Europa. Como marca, a Tesla captou mais de 12% do segmento de carros elétricos, representando quase 3% do mercado automóvel total.
Uma das grandes interrogações para os próximos anos é se o Model 3 se juntará ao Model Y na produção europeia. Esta decisão, altamente estratégica, pode ser influenciada pelas preocupações da União Europeia sobre a expansão chinesa e a exportação de carros elétricos para a Europa, acelerando potencialmente a decisão de trazer mais produção para o continente.
Com uma posição robusta na Europa e uma taxa de vendas superior a 300 mil unidades por ano, não será necessário esperar muito até que outro milhão de unidades Tesla circulem pelas estradas europeias.
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