A Tesla pediu recentemente ao tribunal que impeça a divulgação de dados relacionados com acidentes de veículos causados por funcionalidades de condução autónoma.
Segundo a Reuters, a empresa alega que as informações são confidenciais e que a sua divulgação poderá beneficiar os concorrentes, ao permitir que analisem a eficácia de diferentes versões do seu software.

A Tesla defende que se devem manter certos dados em sigilo, como o comportamento do condutor, as condições da estrada e as versões específicas dos sistemas de assistência à condução usados nos incidentes.
O Washington Post exige mais transparência
Em 2023, o jornal Washington Post processou a NHTSA (Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos EUA) para tentar ter acesso a mais detalhes sobre acidentes que tinham sistemas de Piloto Automático e "Full Self-Driving" (FSD) ativados.
A agência publica estatísticas, mas o jornal acusa-a de omitir informações cruciais sobre a tecnologia envolvida, bem como sobre os locais e circunstâncias dos acidentes.
Esta disputa entre o Washington Post e a NHTSA surge depois da Tesla ter recolhido mais de 2 milhões de veículos nos EUA em 2023.
Esta recolha foi necessária depois de investigações federais sobre colisões fatais com carros da marca que levaram a Tesla a implementar mais medidas de segurança do seu sistema de Piloto Automático.
Agora é a NHTSA que pede ao tribunal que lhes dê luz-verde para divulgar estes dados que a Tesla tenta bloquear.
Os dados devem ou não ser confidenciais?
Os advogados do Washington Post, não concordam com a Tesla, argumentando que os condutores têm acesso a grande parte dessa informação nos painéis dos seus carros. A Tesla insiste que esses dados são partilhados com a expectativa de privacidade, especialmente quando se trata de cruzar informações como localização, software e o contexto do acidente.

O que significa esta disputa para serviços como Robotáxis?
Mesmo com esta questão da divulgação de dados por resolver, a Tesla planeia lançar o seu primeiro serviço de Robotáxis nos EUA, ainda este mês.
A justiça norte-americana tem agora um problema para resolver: dar razão ao Washington Post e divulgar os dados dos acidentes, ou ficar do lado da Tesla e manter a informação em segredo, em nome da proteção da concorrência.