
A Tesla suspendeu nos últimos dias as encomendas dos modelos Model S e Model X na maioria dos países europeus e Portugal não é exceção. A surpreendente decisão deixa agora apenas o Model 3 e o Model Y disponíveis para encomenda direta no site da marca.
Para os interessados nos modelos de topo – ambos superam os 100 mil euros –, a única opção passa por adquirir uma das unidades em stock disponíveis no inventário atual, não sendo possível personalizar ou configurar o veículo. Até ao momento, não houve qualquer justificação oficial por parte da Tesla o que naturalmente tem originado várias especulações.
À falta de esclarecimentos por parte da empresa de Elon Musk, a hipótese mais plausível é que na origem desta situação estejam problemas de produção e logística.
A possível justificação
Se por um lado, o Model 3 e Model Y são produzidos em várias fábricas a nível global, a verdade é que tanto o Model S como o Model X só são fabricados em Fremont, na Califórnia.
Há também relatos de que os modelos que foram agora suspensos não estão a ser entregues no prazo definido aos compradores. Ou seja, é quase como um ciclo vicioso: atrasos nas entregas nos EUA, levam a maiores atrasos na Europa e a tendência é para que piore. Assim, a decisão parece ter sido interromper para conseguir dar 'vazão' aos que já foram encomendados mas não entregues.
Também em dezembro de 2021 a Tesla tomou medida semelhante exatamente com os mesmos modelos. Só foi possível encomendá-los sem ser os que estavam em stock oito meses depois, em agosto de 2022. Portanto, é bem provável que esta suspensão dure vários meses.