Novas informações relativamente à venda de carros elétricos na Europa, no início de 2025, trazem más notícias para a Tesla. Segundo dados veiculados pela Bloomberg, a venda de veículos da marca de Elon Musk caiu quase 50%.
Tesla vende menos 45% veículos que em igual período de 2024
Os dados avançados pela fonte notam uma queda de 45% nas vendas de carros Tesla na Europa, em janeiro de 2025. Em rigor, a construtora detida por Musk vendeu 9 945 carros no primeiro mês do ano, face aos 18 161 no período homólogo de 2024.
Este valor vem em claro contraciclo com o restante mercado. De acordo com os dados da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis, o setor cresceu 37% no período em análise.
Um reflexo deste relatório foi a queda de 8,4% no valor das ações da Tesla na bolsa de Nova Iorque. Este é mais um caso da desvalorização em bolsa da empresa de Elon Musk, que só este ano já viu o valor das suas ações cair 25%.
Voltando às vendas da Tesla na Europa, o relatório revela que no mês passado foram vendidos apenas 1 277 veículos na Alemanha. Este é o valor mais baixo registado naquele mercado desde julho de 2021.
Na França o cenário não é melhor, já que as vendas da Tesla afundaram 63%. Este é o pior desempenho da empresa de Musk naquele país desde agosto de 2022.
Entrada de Elon Musk na política terá contribuído para esta queda
Desde que Elon Musk começou a ser uma figura ativa no panorama político norte-americano que a sua popularidade começou a cair. Estudos de opinião realizados e meados de janeiro na Alemanha e Reino Unido revelam uma queda significativa na popularidade do magnata.
Para isso contribuiu o apoio dado por Musk a alguns partidos extrema-direita europeus, nomeadamente a sua recente aparição num comício da AFD, partido extremista alemão. Aí ele insinuou que os alemães deveriam dar menos relevância à "culpa do passado".
Além disso, importa relembrar que a Tesla está num processo de modificação das linhas de produção de alguns dos seus carros mais populares, nomeadamente o Model Y. Nota ainda para alguma escassez de stock em alguns mercados após o esforço feito para impulsionar as vendas no final do ano passado.
Assim sendo, importa perceber se esta queda deveu-se apenas à falta de veículos para entrega ou se é resultado da queda de popularidade de Elon Musk. Algo que só os próximos meses poderão esclarecer.