Fiel a si próprio, Elon Musk voltou a falar sobre o novo carro elétrico da Tesla com preço acessível, prometendo o seu lançamento ‘para breve’, mas sem deixar os comentários polémicos e as contradições em relação ao que dissera momentos antes.
As declarações do patrão da Tesla surgiram na quarta-feira durante a ‘call’ trimestral da empresa sobre os seus resultados financeiros que, já agora, mostraram melhorias face ao trimestre anterior: as receitas cresceram 8% e os ganhos 17%, com o negócio de geração e armazenamento de energia a disparar 52%.
Mas o foco esteve nos novos modelos da Tesla, que ganharam mais alguns detalhes.
Tesla (mais) barato pode chegar em 2025
Segundo o Mashable, o relatório de resultados da Tesla refere que “os preparativos continuam em curso para a nossa oferta de novos veículos - incluindo modelos mais económicos - que começaremos a lançar no primeiro semestre de 2025”.
Um representante da empresa não identificado reforçou também esta ideia, afirmando que “a nossa missão sempre foi baixar o custo dos nossos veículos para aumentar a adoção de energia e transportes sustentáveis. Parte disso é baixar o custo dos veículos atuais.”
Ficou assim por especificar que novos modelos estarão na calha da Tesla, à exceção de um carro – o CyberCab -, que acabou por estar no centro de mais uma confusão de Elon Musk.
Tesla normal de 25 mil dólares “é inútil”
Quando questionado sobre o Tesla elétrico de 25.000 dólares há muito falado, Musk falou da ideia de um futuro todo feito de “veículos elétricos autónomos”, dizendo mesmo que “ter um modelo normal de 25K é inútil". "Seria um disparate. Como se fosse completamente contrário ao que acreditamos”, insistiu.
O patrão da Tesla voltou a apontar para 2026 o ano possível do lançamento do CyberCab, falou que deverá custar 25 mil dólares e, pouco depois, subiu a parada para os 30 mil dólares “com incentivos”.
Quanto ao Tesla (mais) barato prometido na última ‘call’, apenas ouvimos do fabricante a confirmação de que está previsto para o primeiro semestre de 2025 e faz parte de uma política mais abrangente de descida de preços. Para outros detalhes teremos de aguardar.