Não raras vezes, a Tesla está na crista da onda devido a notícias relativas à marca. Posto isto, a novidade é que a empresa de Elon Musk está em negociações com a Michelin para começar a usar pneus sem ar.
Ao que tudo indica, o objetivo da montadora passa mesmo por implementar essa nova tecnologia nos seus carros. Efetivamente, não podemos dizer que se trata de uma novidade. Isto porque já se fala em pneus sem ar há algum tempo.
De qualquer forma, como destaca a Electrek, estes ainda não chegaram de forma massiva aos carros que vemos na rua. À primeira vista, pode parecer estranho imaginar um conjunto de pneus sem ar. No entanto, estes têm o potencial de ser bem vantajosos.
Os pneus sem ar prometem ser muito mais ecológicos
Desde já, por motivos óbvios: não perdem o ar. Logo aí, são constrangimentos que se evitam e até perigos rodoviários, em algumas situações. A juntar a isso tudo, também é expectável que estes sejam mais leves e amigos do ambiente.
Só em resíduos de pneus, espera-se que estes diminuam significativamente a pegada ecológica. À frente dessa inovação, encontra-se a Michelin: uma marca de referência no que toca a pneus.
Quem deu conta desta parceria entre Tesla e Michelin foi a “Not a Tesla App”, uma fonte especializada em assuntos da marca de Elon Musk. De acordo com os próprios, a confirmação foi dada pelo próprio CEO da Michelin.
Michelin chegou a testar os pneus sem ar num Chevy Bolt EV, em 2019
Aparentemente, Florent Menegaux já se sentou à mesa com os representantes da Tesla para discutir os primeiros testes dos pneus. Recorde-se que não é a primeira vez que a marca francesa de pneus faz testes em marcas conceituadas.
No ano de 2019, a Michelin testou os pneus sem ar com o Chevy Bolt EV. Na altura, o balanço foi positivo, no entanto ainda se passaram alguns anos desde o teste em questão. A Michelin referiu, há 4 anos, que o objetivo era que essa tecnologia chegasse ao mercado em 2024.
Sendo assim, diz-nos o calendário que a data em questão chegou. A confirmarem-se as previsões da empresa francesa, é possível que nos próximos meses do ano ainda saibamos mais novidades sobre estes pneus.
Pneus sem ar deverão durar mais que o pneu convencional
Segundo a mesma fonte, os pneus em questão iriam beneficiar, de forma assinalável, os condutores. Espera-se que seja uma forma altamente confiável e de combate ao desperdício, que fará com que estes durem mais do que o pneu convencional.
Nesse sentido, há uma nota que importa fazer: por regra, os veículos elétricos são mais pesados do que outros automóveis a gasolina, por exemplo. Isso faz com que o desgaste do pneu seja muito maior do que em carros a combustível.
Assim sendo, um outro tipo de estrutura pode ser a solução ideal para teres menos problemas com os pneus do teu carro elétrico. Resta esperar para ver o que sai das conversas entre Tesla e Michelin. No entanto, que há potencial nesta parceria, isso parece inegável.