Tesla prepara plataforma gaming para carros elétricos com processador e gráfica AMD

Rui Bacelar
Comentar

"Experiência de jogo no carro ao mesmo nível das consolas de nova geração". Tal como o coloca Elon Musk tudo indica que a plataforma gaming para os seus carros elétricos venha redefinir o conceito entretenimento, começando pelos Tesla Model S.

Recordamos, a propósito, as declarações de Elon Musk no início de 2021, dando conta da possibilidade de jogar títulos mainstream como o The Witcher 3, bem como o Cyberpunk 2077. Agora, a AMD veio confirmar isso mesmo.

Elon Musk quer potenciar a experiência de gaming nos seus Tesla

Want to play The Witcher game on your Tesla? (you can already watch the show on Tesla Netflix theater)

— Elon Musk (@elonmusk) 22 de janeiro de 2020

Para tal, a Tesla dependerá sobretudo da AMD, tecnológica responsável, por exemplo, por componentes cruciais da PS5, mais concretamente pelo processador e núcleo de processamento gráfico. Agora, esse know-how será aplicado aos carros elétricos.

A começar pelos Tesla Model S e Model X, tal como aponta a publicação The Verge, teremos um processador AMD Ryzen e uma gráfica AMD RDNA 2 integrados. Desse modo, a plataforma gaming dos carros elétricos Tesla poderá comparar-se, inclusive, à PS5.

Portanto, se estás à procura de uma nova PS5 e ainda não a consegues comprar, a alternativa pode ser um carro elétrico da Tesla, isto claro, para orçamentos ilimitados, ou bastante confortáveis. E não, não é uma brincadeira, Musk já o confirmou.

Num futuro não muito distante, os vários ecrãs poderão ser usados como autênticas consolas de jogos atuais.

10 Teraflops de poder de processamento gráfico nos carros elétricos da Tesla

Tesla AMD Elon Musk PS5

Tomando este valor anunciado como alusivo à capacidade de processamento gráfico da plataforma de entretenimento da Tesla, estamos muito próximos dos valores proporcionados pela PS5 ou pela Xbox Series X. Note-se que estas consolas oferecem 10,28 teraflops e 12 teraflops de poder de processamento gráfico, respetivamente.

Há, claro, a questão de saber quem é que gostaria de jogar no seu carro. Por outro lado, para os passageiros, sobretudo crianças no banco de trás, seria uma benesse extremamente apreciada, tal como o aponta a própria marca na imagem e descrição, acima.

De momento, já conseguimos criar um processador AMD Ryzen AMD que sustenta o sistema de infotainment em ambos os carros, além de uma gráfica RDNA2 preparada para entrar em ação quando forem iniciados jogos AAA, desse modo entregando um total de 10 teraflops de poder de processamento gráfico”, apontou Lisa Su, CEO da AMD.

Jogar Cyberpunk 2077 ou Witcher 3 nos Tesla, da ambição da Musk à realidade.

Tesla Model S

Face ao exposto podemos assim dar como certa a possibilidade de jogar títulos AAA nos carros elétricos da Tesla. Podemos também contar com a presença de componentes fabricados pela AMD nestes veículos, bem como um desempenho gráfico de topo.

No entanto, apesar de esta performance poder ser comparada à da PS5, ou da nova Xbox Series X existem outros fatores igualmente importantes e potencialmente condicionadores do desempenho para jogos. Mais concretamente, o software da plataforma gaming.

Há, portanto, várias incógnitas que ainda carecem de esclarecimento como, por exemplo, se o estúdio CD Projekt, responsável pelos jogos Witcher 3 e Cyberpunk 2077 garantiriam a compatibilidade com uma nova plataforma da Tesla.

Há muito trabalho pela frente, mas será possível jogar títulos AAA nos Tesla

De igual modo, não sabemos se será necessário um novo controlador, um novo comando para jogar nos Tesla. Ainda que a fabricante mencione o suporte e compatibilidade para controladores wireless (sem-fios), resta saber exatamente quais serão suportados.

Em síntese, daqui se depreende que há ainda um longo caminho a percorrer até que se possam jogar efetivamente estes grandes títulos nos carros elétricos da Tesla. No entanto, o projeto segue com a AMD e Elon Musk a sustentar o mesmo.

Que jogo escolheriam para jogar em primeiro lugar nos ecrãs de um Tesla?

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.