Nas últimas semanas, muito se falou acerca dos cerca de 14.000 despedimentos que a Tesla iria efetuar. Pelos vistos, a mais recente novidade é que os números não se ficam por aqui.
De acordo com o The Verge, a empresa de Elon Musk vai despedir mais algumas centenas de funcionários. Entre estes, alguns executivos seniores e grande parte da equipa de Supercharging.
A grande responsável pela rede Supercharger foi despedida
A informação foi dada, em primeira mão, pelo The Information. Aparentemente, Rebeca Tinucci, diretora sénior de carregamento de veículos elétricos da Tesla, vai deixar a empresa já nesta terça-feira, dia 30 de abril.
O problema é que, para além da saída de Tinucci, esta deverá fazer-se acompanhar pela sua equipa de cerca de 500 trabalhadores. Segundo o The Verge, também o chefe de programas de novos veículos da Tesla, Daniel Ho, irá sair com a equipa.
Recorde-se que o despedimento coletivo anunciado há semanas representa cerca de 10% dos trabalhadores da Tesla. Com base num e-mail enviado por Musk, os cortes vão ser “absolutamente duros”.
O CEO da Tesla refere ainda que todos os que “não passam no teste excelente, necessário e confiável” também poderão ter os seus dias contados na empresa.
Segundo a Bloomberg, os despedimentos podem subir para os 20.000 funcionários
De momento, ainda não se sabem números concretos, no entanto já há previsões. A Bloomberg acredita que é possível que sejam despedidos mais de 20.000 funcionários, no total.
Tinucci e Ho, em particular, tiveram um papel de grande destaque nos anos em que estiveram na Tesla. A primeira foi a grande responsável pela criação da rede Supercharger da marca. O segundo geriu programas para veículos como o Model S, Model 3 e Model Y.
A confirmarem-se estes despedimentos, acentua-se ainda mais o mau momento que a Tesla vive. Como refere o The Verge, os preços das ações têm caído e as margens de lucro vão diminuindo cada vez mais.
Para além disso, também existem outros fatores que vão colocando a Tesla no centro de alguns problemas. Desde logo as investigações sobre o recurso Autopilot, alguns problemas com o Cybertruck e até as polémicas em torno de Elon Musk.