Uma nova vaga de emprego divulgada pela Tesla revelou que a empresa está a trabalhar numa infraestrutura "5G privada" para os seus veículos elétricos (VEs) e os futuros robôs Optimus.
Com conectividade à Internet há algum tempo, os carros Tesla começaram com rede 3G, que posteriormente foi atualizada para 4G LTE. A rede permitiu que a empresa coletasse dados e realizasse atualizações de software e recursos de conectividade sem fios, o que deve acontecer também com os seus robôs humanoides.
Com a nova evolução, as redes 5G trarão latência muito menor, inferior a 5 milissegundos, para os produtos Tesla. Para efeito de comparação, as redes 4G têm latência entre 60 ms e 98 ms.
Para a integração confiável na infraestrutura de rede 5G privada da Tesla
As informações sobre o novo posto de trabalho na Tesla foram partilhadas no LinkedIn por Pat Ruelke, Engenheiro Chefe de Engenharia de Soluções de Manufatura de TI da empresa. No momento, a publicação parece ter sido apagada. De acordo com a página Electrek, a descrição da vaga dizia:
A Tesla está à procura de um Engenheiro de Integração de Sistemas Celulares altamente motivado para a equipa global de Engenharia de Soluções de Fabrico de TI para oferecer a melhor experiência de conectividade para todos os veículos Tesla (Modelo S 3 XY, Cybertruck,…) e Optimus nas instalações da Tesla. A função envolve a compreensão dos requisitos internos do cliente, o planeamento e a execução de procedimentos de teste, a implantação do ESIM de maneira perfeita e a integração confiável na infraestrutura de rede 5G privada da Tesla.
Com a menção a uma “infraestrutura de rede 5G privada”, a expetativa é de que a Tesla implemente a sua própria rede privada nas instalações de produção. Desta forma, a empresa teria uma ligação particular aos veículos e robôs. Essa ideia parece ser reforçada pelo que Ruelke escreveu ao partilhar as informações sobre o posto de trabalho:
"Tem o que é preciso para levar a conectividade móvel do veículo e do Optimus para o próximo nível? Estou à procura de um engenheiro experiente para construir um serviço 5G privado contínuo entre os produtos Tesla e nossa infraestrutura 5G privada. Levar as baixas latências e as taxas de dados ao limite é garantido."
Apesar de falar sobre uma infraestrutura 5G privada, espera-se que tanto os carros quanto os robôs Tesla tenham capacidade de conectar-se a redes públicas.