Mais uma pedra no sapato: Xiaomi lança SUV que rivaliza com o Model Y
A Tesla continua a sofrer perdas no mercado chinês. A Xiaomi, que recentemente se lançou no setor automóvel, anunciou que o YU7, o seu novo SUV elétrico, recebeu quase 300 mil encomendas na primeira hora após o seu lançamento.
Com um preço equivalente a menos de 30 mil euros, o YU7 posiciona-se diretamente contra o Model Y da Tesla, que começa nos cerca de 31 mil euros.
Durante o evento de lançamento do YU7, o CEO Lei Jun foi claro e prometeu que a Xiaomi está pronta a competir com a Tesla... e ganhar.
A Xiaomi tem muito para oferecer fora dos carros elétricos
Com mais de 600 milhões de dispositivos Xiaomi em uso em todo o mundo, o YU7 é apenas mais uma peça da empresa. A marca está a posicionar-se como criadora de um ecossistema digital integrado, que junta carros, smartphones e eletrodomésticos inteligentes num só local.
Vendas da Tesla a cair e a liderança está em risco
Enquanto a Xiaomi cresce, a Tesla perde terreno. As vendas de veículos elétricos da Tesla caíram 18% na China entre janeiro e maio de 2025, segundo a ThinkerCar.
A também rival BYD vendeu 894 mil EVs no mesmo período, superando os 603 mil da Tesla.
A BYD já lidera em receitas globais e, em abril, ultrapassou pela primeira vez a Tesla nas vendas na Europa.
Há ainda outro problema: o Model Y surgiu em março de 2019, e não há data para novos modelos enquanto que as marcas chinesas estão com planos para o lançamento de vários novos elétricos nos próximos anos.
Tesla sofre instabilidade internamente
AO vice-presidente de produção, Omead Afshar, abandonou recentemente a empresa, juntando-se à saída de Milan Kovac, que liderava o projeto de robôs humanoides da marca, o Optimus.
Estas mudanças sugerem tensão dentro da Tesla numa altura em que a empresa tem dificuldade em reagir rapidamente ao crescimento dos concorrentes.
O fim ainda está longe
Mesmo com o crescimento da concorrência, a Tesla ainda mantém uma forte reputação em inovação, performance e engenharia pelo que os analistas descartam, por agora, uma derrota completa da marca na China.
No entanto, com o passar do tempo, se as inovações não chegarem, a Tesla pode muito bem ficar para trás.