Tesla Optimus: para o ter em casa não vai ser preciso comprar

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Optimus é o nome do humanoide da Tesla e, periodicamente, a empresa vai partilhando os progressos e algumas novidades sobre o robô. A notícia mais recente foi dada pelo próprio Elon Musk na sua rede social X.

Bots would be offered both as rentals as well as to buy, but the former first

— Elon Musk (@elonmusk) 15 de junho de 2024

E a novidades não podiam ser melhores. De acordo com o empresário, a Tesla não tem planos para vender apenas o seu robô humanoide, visto que prepara-se também para permitir o aluguer do Optimus.

Infelizmente, o conhecido empresário não avançou com qualquer pormenor sobre as condições de aluguer do robô Optimus. Em declarações anteriores, Musk afirmou que espera começar as vendas efetivas do humanoide já no próximo ano.

Tesla Optimus já estão a operar numa fábrica

Optimus strolling around the lab pic.twitter.com/E25ttHGsF0

— Elon Musk (@elonmusk) 24 de fevereiro de 2024

Entretanto, durante uma reunião de acionistas da Tesla realizada recentemente, Elon Musk revelou que vários robôs Optimus estão já em pleno funcionamento na fábrica da empresa em Fremont, Califórnia.

Segundo as informações divulgadas, os robôs estão a classificar células de bateria e a colocar estas nos contentores para transporte. O empresário espera utilizar nas fábricas Tesla mais de mil exemplares Optimus, até ao final do próximo ano.

Mas a melhor novidade de todas foi avançada já no mês passado. Nessa altura, Elon Musk garantiu que, ainda durante este ano, o humanoide Optimus vai ter 22 graus de liberdade nas mãos. Esta é uma atualização significativa, tendo em conta que atualmente o robô conta com apenas 11 graus.

Esta maior liberdade das mãos vai permitir que o humanoide consiga afinar as suas capacidades de motricidade fina.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt