
O Tesla Model Y continua a ser um dos carros elétricos mais vendidos no mundo, mas um novo relatório vem colocar em causa a sua longevidade. Segundo uma entidade alemã, este veículo elétrico é o pior do mercado no que concerne à sua fiabilidade.
Esta conclusão consta do relatório TUV Report 2026 elaborado por uma entidade independente da Alemanha. Esta faz parte da rede de centros certificados que se dedicam à inspeção obrigatória de carros, por isso, é uma entidade bastante respeitada e credível.
Tesla Model Y fica no último lugar no ranking dos carros com maior fiabilidade
O relatório mencionado atribui ao Model Y uma taxa de defeitos graves de 17,3% na primeira inspeção. Isto coloca o SUV elétrico da marca americana em último lugar da sua tabela e classifica-o como o pior modelo entre carros com dois a três anos.
No extremo oposto da tabela encontramos o Mazda 2 com uma taxa de defeitos graves de apenas 2,9%. Num espectro mais global, a TUV afirma que apenas cerca de 6,2% dos carros recentes falham a sua primeira inspeção por defeitos graves.
As notícias ainda pioram para a Tesla, pois esta entidade alemã classifica o Model 3 como o segundo pior carro no que concerne à sua fiabilidade. Este modelo arrecadou uma taxa de defeitos graves de 14,3%, sendo apenas superado pelo seu irmão Model Y.
Estas conclusões foram retiradas após a inspeção de sensivelmente 9,5 milhões de veículos. A falha nestes testes não resulta apenas numa notificação, mas sim numa reparação obrigatória antes de poder regressar à estrada.
Afinal, quais são os principais defeitos do Tesla Model Y?
Segundo o que consta deste relatório, as falhas que colocam o Model Y no fundo da tabela são relevantes. Defeitos em componentes como suspensão, travões, iluminação ou danos estruturais ditam esta classificação.
Os dados desta entidade alemã dizem que um em seis Model Y falha numa inspeção de segurança rigorosa. Em causa não estão problemas relacionados com baterias, piloto automático ou software, mas sim problemas em áreas relevantes para a segurança dos ocupantes.
O relatório fala em eixos de suspensão desgastados, discos de travão corroídos ou gastos e até luzes desalinhadas ou com defeito. Como vês, são detalhes com repercussões diretas na segurança do carro, dos seus ocupantes e até dos restantes condutores na estrada.
Se estás a pensar comprar um Model Y, este é o tipo de relatório que certamente te fará pensar duas vezes antes de avançar para a compra. Contudo, é uma informação necessária e pertinente para fazeres uma compra informada e para evitar surpresas indesejadas.
