Já chegámos a um ponto que, notícias sobre a incompetência de condutores de carros da Tesla deixaram de ser surpresa. O mais recente incidente ocorreu nos Estados Unidos, onde um Tesla Model 3 'varreu' 11 cones em zona de obras.
Curiosamente, o condutor do carro elétrico decidiu publicar o vídeo do acontecimento no YouTube, colocando 100% da culpa no sistema AutoPilot da Tesla, assim como no sistema de travagem de emergência automático.
Pela milésima vez... AutoPilot não é sinónimo de condução autónoma!
Já foi realçado dezenas de vezes pela Tesla e o próprio Elon Musk que, o sistema AutoPilot não é destinado a ser utilizado como uma ferramenta de condução autónoma.
Os condutores devem manter-se atentos permanentemente, para o caso de ser necessário retomar o controlo do carro mais curto espaço de tempo possível. No entanto, com o grande número de incidentes causados pela má utilização desta funcionalidade, os condutores de carros da Tesla ainda não perceberam bem como funciona o AutoPilot.
Neste caso específico, o condutor culpa não só o AutoPilot pelo embate nos cones, mas também o sistema de travagem de emergência automático por ter permitido que o carro abalroasse 11 cones.
Uma oportunidade de melhor o AutoPilot e tentar educar os condutores de carros Tesla
Ainda que este acontecimento possa ser utilizado pela Tesla pra tentar melhorar o AutoPilot e respetivo sistema de travagem, em nada deverão ser culpabilizados.
Parece mais do que óbvio que, o condutor estava totalmente distraído do que se passava à sua volta. Em primeiro lugar, ao visualizar os avisos do corte da faixa onde circulava, deveria ter tomado controlo do carro imediatamente.
Além disso, após o embate no primeiro cone, ficou apenas sentado a ver o carro bater nos restantes? Qualquer condutor 'normal' iria acionar o sistema de travagem e desviar-se dos restantes cones.
Editores 4gnews recomendam:
- Apple contrata responsável pelo interior dos carros da Tesla
- Tesla garante 120km em apenas 5 minutos com as novas estações Supercharger
- Nissan Leaf ultrapassa Tesla Model S em corrida (vídeo)