Em agosto passado, a Tesla apresentou uma nova versão do Model 3 que oferece a maior autonomia nos seus carros. Contudo, esse veículo estava apenas disponível na China.
Essa limitação chegou ao fim com a empresa a informar que essa versão do seu elétrico também já está disponível na Europa. E esta atualização acontece graças ao uso de uma nova bateria no interior do carro.
Tesla Model 3 chega à Europa com nova bateria da LG
Tal como acontece na China, os novos Model 3 vendidos na Europa chegarão com uma bateria desenvolvida pela LG. Em rigor, passamos a receber os modelos deste carro construídos na China, portanto, chegam já com essa bateria.
O modelo da bateria da LG Energy incorporada nestes veículos é o LG 5M. Esta célula é o principal responsável pelo aumento de densidade energética e autonomia prometida para estes carros.
Com efeito, o site europeu da Tesla já foi atualizado para refletir os novos números de autonomia do Model 3. Começando pelo modelo Long Range RWD, temos agora a promessa de uma autonomia de até 750 km.
A variante Long Range AWD foi atualizada para uma autonomia de até 660 km. Por fim, temos a versão Performance que passa a oferecer uma autonomia de até 571 km.
Quero relembrar que esta versão do Model 3 foi apresentada na China com a promessa de uma autonomia de 830 km. Contudo, esse número é baseado em ciclo CLTV que não é tão rigoroso como o ciclo WLTP usado na Europa.
É por isso que os valores de autonomia prometidos para os Model 3 europeus não são tão generosos como os equivalentes chineses. Ainda assim, é uma atualização importante que os condutores irão certamente gostar.
Aqueles que compraram o seu Model 3 há pouco tempo certamente ficarão desiludidos com esta notícia. Mas se estavas a pensar em comprar este carro, então esta é a melhor ocasião para o fazer.