Tesla: mais de 2,5 milhões de veículos investigados devido a tecnologia de parqueamento remoto

Pedro Alves
Pedro Alves
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Há cerca de três meses, Elon Musk anunciou com a espetacularidade habitual a nova versão da tecnologia Smart Summon, usada para permitir aos veículos Tesla o estacionamento remoto e a deslocação autónoma até à localização do seu proprietário.

Cerca de três meses depois, mais de 2.5 milhões de veículos Tesla estão a ser investigados pela National Highway and Traffic Safety Administration (NHTSA), após denúncias de vários incidentes com essa tecnologia ativada.

Mas, afinal, o que se passa com a “Actually Smart Summon” - a nova designação da tecnologia integrada no pacote Full Self-Driving (FSD) e já conhecida, na comunidade de fãs da Tesla, ‘ASS’?

Três modelos e 16 incidentes

Tesla: tecnologia de parqueamento remoto está a ser investigada
Imagem: Tesla

O caso está a ser divulgado pelo The Verge e parte de informação divulgada pela NHTSA, que afirma ter recebido relatórios de 16 incidentes envolvendo o recurso desta funcionalidade da Tesla.

A mesma entidade avança que os incidentes reportados ocorreram com as versões de versões 2016-2025 dos Tesla Model S e X, com as versões do Model 3s de 2017-2025, bem como com o Model Ys de 2020-2025. A investigação está a ser realizada pelo Office of Defects Investigation (ODI), da NHTSA.

Refere o The Verge que, desde a atualização desta funcionalidade, vários vídeos têm sido publicados nas redes sociais mostrando alegados acidentes, incluindo Teslas a raspar noutros carros, a chocar com paredes ou a embater em sinais de estacionamento verticais.

No entanto, o mesmo site esclarece também que há vídeos que mostram a função Actually Smart Summon a funcionar sem problemas, em estacionamentos lotados, como, de resto, Elon Musk mostrou em setembro de 2024.

Claro que o foco da NHTSA está nos casos que não correram bem e, mesmo sem feridos reportados, esta entidade pretende perceber o porquê das ocorrências “em que, o utilizador teve muito pouco tempo de reação para evitar um acidente, quer com a linha de visão disponível quer libertando o botão da aplicação do telefone, que para o movimento do veículo”.

A culpa é das câmaras?

Uma das razões para os incidentes ocorridos poderá estar associada precisamente à atualização da funcionalidade Smart Summon e às alterações introduzidas pela Tesla.

Segundo o The Verge, a Tesla decidiu remover o radar e os sensores ultrassónicos dos veículos, a favor de uma abordagem que utiliza apenas câmaras de vídeo. São essas câmaras que permitem aos carros andar num local fechado e controlado de forma autónoma.

Apesar das as investigações em curso, a NHTSA refere não ter ainda recebido qualquer comunicado oficial da Tesla, ao abrigo da obrigatoriedade que as empresas têm de comunicar incidentes sempre que sejam usadas funcionalidades automatizadas ou autónomas.

Pedro Alves
Pedro Alves
À paixão da escrita juntou a da Tecnologia e fez disso profissão durante duas décadas.