Em mais uma tentativa de cumprir as promessas de condução autónoma, a Tesla começou a disponibilizar a nova atualização Full Self-Driving (FSD) Beta v12. A nova versão de software de condução autónoma substitui a codificação feita por programadores por redes neurais (processo de machine learning) de ponta-a-ponta.
A versão FSD v12 é a última tentativa da Tesla para condução autónoma
Antes codificados por engenheiros, os comportamentos dos veículos Tesla agora serão controlados por Inteligência Artificial (IA). A nova atualização substitui mais de 300 mil linhas de código C++ por uma única rede neural treinada a partir de milhões de vídeos.
A utilização de redes neurais de ponta-a-ponta na v12 é considerada a última grande ação da Tesla no desenvolvimento de condução autónoma e última tentativa da fabricante de oferecer a funcionalidade.
Isso significa que, caso a nova tecnologia não funcione, a Tesla deve abandonar a ideia e seguir com o seu hardware atual. Pelo menos até que surja uma nova tecnologia que possa alcançar os objetivos da marca.
Opiniões dividem-se sobre a nova atualização
Enquanto muitos apoiantes da Tesla acreditam que a v12 será o grande trunfo da marca em condução autónoma, a página Electrek adianta que a atualização segue a tendência de outras anteriores, com alguns pontos que melhoraram e outros que pioraram.
De acordo com o site, a Tesla parece ter voltado a fazer uma implementação lenta da nova atualização, que teve início com seus primeiros testadores FSD Beta, já acostumados com o sistema e conhecidos por serem menos críticos em relação à marca.
Embora Elon Musk tenha dito anteriormente que a Tesla não entregaria a v12 como um software “beta”, a atualização segue listada dessa forma nas notas de lançamento.