Vendas da Tesla sobem 16,1% em relação a maio
A Tesla vendeu 71.599 unidades na China durante o mês de junho de 2025, um crescimento de 16,1% face a maio e um ligeiro aumento de 0,8% em comparação com o mesmo mês do ano passado (junho 2024).
Este é o primeiro crescimento anual (YoY) da marca desde setembro de 2024, pondo assim fim a oito meses consecutivos de quedas nas vendas no mercado chinês.
Total de vendas do primeiro semestre ainda no negativo
Apesar do bom desempenho em junho, as vendas totais da Tesla na China no primeiro semestre de 2025 foram de 364.474 unidades, uma descida de 14,6% em relação às 426.623 unidades vendidas no mesmo período de 2024.
Os números divulgados correspondem às vendas por atacado reportadas pela China Passenger Car Association (CPCA), o que significa que incluem tanto as vendas domésticas como as exportações da fábrica de Xangai.
Os dados específicos de vendas apenas na China serão divulgados mais tarde.
Model Y continua a ser o modelo da Tesla mais procurado
A fábrica da Tesla em Xangai produz apenas dois modelos: o Model 3 e o Model Y. Com este último a ser o carro mais vendido na China em 2024 (480.309 unidades entregues).
O Model Y representou cerca de 75% das vendas da Tesla no país.
Entre janeiro e maio de 2025, a Tesla sofreu uma queda de 7,8% face ao mesmo período do ano passado. As vendas do Model Y caíram 24% nesse intervalo.
Aumento de preço no Model 3 e melhorias nos dois modelos
Esta semana, a Tesla aumentou o preço do Model 3 Long Range com tração integral em 10.000 yuan (cerca de 1.187 EUR). O modelo ganhou 40 km adicionais de autonomia (CLTC) e agora acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,8 segundos.
Já o Model Y com tração integral ganhou 31 km adicionais de autonomia, totalizando agora 750 km CLTC, sem alteração de preço.
Xiaomi é o grande concorrente de vendas da Tesla
A Xiaomi lançou no dia 26 de junho o seu segundo modelo, o SUV YU7, tendo alcançado 240.000 encomendas com sinal em apenas 18 horas. Espera-se que o novo modelo afete diretamente as vendas do Model Y na segunda metade do ano.
Até ao mês passado, a Xiaomi vendia apenas um modelo, o SU7 (lançado a 28 de março).
Em junho, a empresa entregou mais de 25.000 unidades desse modelo.
Com a recuperação das vendas e a crescente concorrência de marcas locais como a Xiaomi, o segundo semestre de 2025 promete ser decisivo para o desempenho da Tesla no maior mercado automóvel do mundo.
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