A Tesla é uma grande referência do setor automóvel, mas os últimos tempos não têm sido propriamente fáceis. A mais recente novidade é que a marca está a fazer atualização de mais de 125.000 carros.
De acordo com a Ksat, esta ação da Tesla tem a ver com um problema relacionado com os cintos de segurança. Supostamente, este apresenta falhas que podem aumentar o risco de ferimento, em caso de acidentes rodoviários.
Os carros não estão a emitir sinais quando o cinto de segurança não é colocado
Segundo a mesma fonte, os carros que estão a ser sinalizados pela Tesla são do Model S (2013-2014), Model X (2015-2024), Model 3 (2017-2023) e Model Y (2020-2023). Pela lista, percebe-se que o problema se estende a alguns dos principais modelos da marca.
Posto isto, qual é o problema em concreto que se tem vindo a verificar? Ao que consta, é expectável que o carro lembre com sinais sonoros e visuais que o utilizador tem de colocar o cinto de segurança.
A questão é que esses mesmos sinais não estão a funcionar em milhares de carros da marca. A Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário (NHTSA) refere, inclusive, que o alarme dispara num timing diferente do que era suposto.
Por enquanto, o problema em questão ainda não terá originado quaisquer mortos ou feridos. No entanto, o cinto de segurança é uma ferramenta essencial de qualquer carro e trata-se de um conserto necessário.
Segundo a NHTSA, a Tesla já terá recebido mais de uma centena de reclamações nos últimos tempos, só a dar conta deste problema. Aparentemente, a empresa de Elon Musk vai oferecer uma atualização gratuita para os veículos que sofreram com esta falha.
A atualização deverá chegar durante o mês de junho
Espera-se que a atualização chegue no mês de junho. No entanto, recorde-se que não é a primeira vez que, recentemente, se tem falado acerca de questões de segurança com carros da Tesla.
Como refere a mesma fonte de informação, só no mês de maio, a Tesla identificou problemas no pedal do acelerador em quase 4 milhares de veículos. Este problema fazia com que a probabilidade de acidentes ou insegurança aumentasse de forma significativa.
Também o sistema de piloto automático foi bastante criticado por vários especialistas. Como a 4gnews chegou a noticiar, a NHTSA obrigou a Tesla a fazer modificações, já que não cumpria com os requisitos necessários de segurança para circular na estrada.
Segundo o The Verge, este problema fez com que chegassem mesmo a acontecer vários acidentes. Face ao novo problema, é expectável que a Tesla consiga resolver as falhas que têm existido nos cintos de segurança. Ainda assim, trata-se de um problema que afeta muitos condutores.