
A Tesla está a enfrentar sérias críticas depois de um teste público de condução autónoma ter corrido... muito mal.
Durante uma demonstração em Austin, no Texas, um Model Y equipado com o sistema Full Self-Driving ignorou sinais de paragem de um autocarro escolar, atropelou manequins do tamanho de crianças e repetiu o erro oito vezes.
A poucos dias do lançamento do aguardado Cybercab, o vídeo do desastre está a levantar novas dúvidas sobre a real segurança da tecnologia de condução autónoma da marca.
Um teste, oito erros e um grande problema
O ensaio foi conduzido pelo The Dawn Project, com apoio do Tesla Takedown e do ResistAustin, como avançou o Engadget. O objetivo era simples: testar o comportamento do software de condução autónoma FSD (Full Self-Driving) em situações de trânsito típicas, como parar em frente a um autocarro escolar com crianças a atravessar.
Mas o resultado foi tudo menos tranquilizador. O Model Y falhou repetidamente, passando sinais de paragem e atropelando manequins infantis.
Importa lembrar que o sistema FSD da Tesla é, na verdade, designado como Full Self-Driving (Supervised). Segundo a própria marca, "exige um condutor totalmente atento" e avisa que "o não cumprimento destas instruções pode causar danos, ferimentos graves ou morte".
Mas se até um software que supostamente avisa o condutor se comporta assim durante uma demonstração pública, a confiança no sistema fica abalada.
Grupos pedem boicote à Tesla
O The Dawn Project, responsável pelo teste, é liderado por Dan O’Dowd, CEO de uma empresa concorrente da Tesla na área de software para veículos autónomos. Não é a primeira vez que este grupo chama a atenção para os riscos do FSD e tem sido particularmente vocal nos últimos anos.
Desde novembro de 2022, o Dawn Project alerta publicamente que o sistema de condução autónoma da Tesla ultrapassa ilegalmente autocarros escolares parados, tendo inclusive publicado uma campanha de página inteira no The New York Times a denunciar o problema.
Nos últimos dois anos, o grupo tem apelado ao público para não comprar novos veículos da marca nem manter ações da Tesla, até que a empresa corrija as falhas críticas de segurança do Full Self-Driving e prove, de forma inequívoca, que o sistema é seguro para uso em vias públicas.
A ofensiva também envolve o movimento Tesla Takedown, que se juntou ao Dawn Project para exigir mudanças, convocando protestos nacionais contra Elon Musk e a empresa nos últimos meses. Ambos os grupos estão agora a pedir um boicote generalizado à Tesla.
Apesar do envolvimento de rivais diretos, as imagens e os dados falam por si. E o histórico recente não ajuda a Tesla: em abril de 2024, um Model S em modo FSD esteve envolvido num acidente fatal em Washington, onde um motociclista perdeu a vida.
Cybercab pode atrasar, mas continua nos planos
Enquanto cresce a polémica, os olhos estão postos no Cybercab, o novo veículo elétrico e autónomo da Tesla que promete revolucionar o transporte urbano. A sua estreia pública estava prevista para 22 de Junho, mas o próprio Elon Musk já veio baixar as expectativas.
Num conjunto de publicações na rede social X, Musk admitiu que a Tesla está “extremamente paranoica com a segurança, então a data pode mudar”, conforme reportou a Bloomberg.
Ainda assim, o CEO manteve outra promessa ambiciosa: “o primeiro Tesla que se conduz sozinho da fábrica até à casa do cliente será em 28 de Junho”.
A Tesla continua a avançar com planos para transformar o transporte urbano com veículos totalmente autónomos. Mas episódios como o de Austin colocam uma grande interrogação sobre a prontidão e a fiabilidade desta tecnologia.