O Optmius é um dos projetos mais ambiciosos da Tesla. Falamos de um robot humanóide que, segundo Elon Musk, será capaz de realizar várias tarefas, inclusivamente trabalhar nas fábricas da empresa.
Mas para alcançar esse objetivo é necessário treinar o Optimus e, para isso, a empresa irá socorrer-se de humanos. Com efeito, a empresa tem atualmente um anúncio de emprego cuja tarefa é treinar o Optimus.
Tesla paga cerca de 43 € por hora para treinares o Optimus
O anúncio para este trabalho pode ser encontrado na página de carreira da Tesla. Tal como se pode ler nessa página, trata-se de um trabalho a tempo inteiro e promete um salário de 48 dólares por hora, sensivelmente 43 €.
Os selecionados para a posição terão de trabalhar em turnos de 8h30 por dia. Além disso, terão de usar um equipamento que pesa sensivelmente 13,6 kg e uns óculos de Realidade Virtual por longos períodos.
Mesmo que estejas de acordo com essas condições, há um requisito importante para ser selecionado para este emprego. Os escolhidos terão de medir entre 1,70 m e 1,80 m que, ao que tudo indica, tem que ver com as medidas do próprio Optimus.
O equipamento que os escolhidos terão de usar é um equipamento de captura de movimento. Este terá um papel fundamental na recolha de movimentos humanos que serão posteriormente passados para o Optimus para que este os possa replicar.
Segundo o que refere a Business Insider, a Tesla já terá contratado cerca de 50 pessoas para este cargo. Ainda assim, o anúncio continua disponível no site da empresa, o que indica que ela continua a contratar.
Tarefa exige uma enorme recolha de dados para ser bem-sucedida
Importa dizer que aquilo que a Tesla está a fazer não é inédito. Várias outras empresas utilizam a recolha de movimentos para treinar os seus robots, mas a tarefa não é simples.
Animesh Garg, investigador sénior da Nvidia, deu-nos uma ideia do esforço necessário para ser bem-sucedido nesta tarefa. Segundo o que ele refere, é necessário milhões de horas de informação até que o Optimus esteja pronto para assumir funções nas fábricas da Tesla.
Já no que concerne aos custos envolvidos no processo, Garg aponta para os 500 milhões de dólares. Ainda assim, ele diz que não há uma garantia de sucesso nesta tarefa.
Assim sendo, importa relembrar que Elon Musk disse anteriormente que o Optimus entraria em fase de produção em 2025. Este é um calendário que o próprio Musk afirmou ser principalmente uma suposição, portanto, é bastante provável que a sua conclusão possa demorar um pouco mais.