Tesla e Samsung unem forças para desenvolver processador para carros autónomos

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

A Samsung e a Tesla já têm uma relação de longa data, sendo a responsável pela produção dos processadores responsáveis pelas funcionalidades de condução autónoma dos carros elétricos. No entanto, o processador que é utilizado atualmente já está bastante desatualizado, o que pode estar a atrasar o desenvolvimento das novas tecnologias.

Agora, de acordo com informações avançadas por um jornal sul-coreano, as duas empresas voltam a unir forças para desenvolverem um novo processador destinado aos seus carros autónomos. Este processador deverá apresentar uma litografia de 5nm (Extreme Ultraviolet), que apenas a Samsung e a TSMC conseguem fabricar.

Considerando que o atual processador é ainda fabricado com uma litografia de 14nm, o salto no seu nível de performance poderá permitir uma evolução exponencial das capacidades dos carros da Tesla.

Samsung quer tornar-se na maior fabricante de processadores do mundo

Ao longo dos últimos anos a Samsung tornou cada vez mais claro que tinha como um dos seus objetivos tornar-se na maior fabricante de processadores do mundo. No entanto, até à bem pouco tempo tinha a Huawei como grande rival. Com a Huawei fora da equação, tudo indica que a Samsung tem caminho aberto para que consiga assumir a liderança deste segmento muito em breve.

Caso esta nova colaboração com a Tesla apresente os resultados desejados, poderá representar um passo de gigante para a Samsung. O mercado dos carros elétricos continua a apresentar um crescimento incrível, e não mostra sinais de abrandamento. Além disso, com um processador de 5nm, a Samsung iria conseguir "vaporizar" a sua grande rival neste mercado, a TSMC.

A TSMC expandiu o seu portefólio para os carros elétricos no ano passado, lançando um processador com litografia de 7nm. Por isso, o novo processador desenvolvido pela Samsung e Tesla poderá ser o trunfo que a fabricante tanto precisa para assumir a liderança.

Editores 4gnews recomendam:

  • Tesla é um verdadeiro sucesso em Portugal, quando comparada com Espanha
  • Tesla acusa engenheiro de roubar software da empresa
  • Sonhas com um Tesla Model S descapotável? Há quem já tenha criado um
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.