A Samsung e a Tesla já têm uma relação de longa data, sendo a responsável pela produção dos processadores responsáveis pelas funcionalidades de condução autónoma dos carros elétricos. No entanto, o processador que é utilizado atualmente já está bastante desatualizado, o que pode estar a atrasar o desenvolvimento das novas tecnologias.
Agora, de acordo com informações avançadas por um jornal sul-coreano, as duas empresas voltam a unir forças para desenvolverem um novo processador destinado aos seus carros autónomos. Este processador deverá apresentar uma litografia de 5nm (Extreme Ultraviolet), que apenas a Samsung e a TSMC conseguem fabricar.
Considerando que o atual processador é ainda fabricado com uma litografia de 14nm, o salto no seu nível de performance poderá permitir uma evolução exponencial das capacidades dos carros da Tesla.
Samsung quer tornar-se na maior fabricante de processadores do mundo
Ao longo dos últimos anos a Samsung tornou cada vez mais claro que tinha como um dos seus objetivos tornar-se na maior fabricante de processadores do mundo. No entanto, até à bem pouco tempo tinha a Huawei como grande rival. Com a Huawei fora da equação, tudo indica que a Samsung tem caminho aberto para que consiga assumir a liderança deste segmento muito em breve.
Caso esta nova colaboração com a Tesla apresente os resultados desejados, poderá representar um passo de gigante para a Samsung. O mercado dos carros elétricos continua a apresentar um crescimento incrível, e não mostra sinais de abrandamento. Além disso, com um processador de 5nm, a Samsung iria conseguir "vaporizar" a sua grande rival neste mercado, a TSMC.
A TSMC expandiu o seu portefólio para os carros elétricos no ano passado, lançando um processador com litografia de 7nm. Por isso, o novo processador desenvolvido pela Samsung e Tesla poderá ser o trunfo que a fabricante tanto precisa para assumir a liderança.
Editores 4gnews recomendam:
- Tesla é um verdadeiro sucesso em Portugal, quando comparada com Espanha
- Tesla acusa engenheiro de roubar software da empresa
- Sonhas com um Tesla Model S descapotável? Há quem já tenha criado um