A promessa do primeiro robocar para uso privado
A Tensor apresentou-se hoje ao mercado com a ambição de vender o que afirma ser “o primeiro veículo autónomo de produção em massa para propriedade privada”.
O modelo, descrito como um nível 4 totalmente autónomo, será lançado nos EUA, Europa e Médio Oriente a partir de 2026.
E não, estes não são concorrentes aos robô-táxis da Tesla.
O que é um carro de nível 4 (N4) ?
Segundo a Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE), existem seis níveis de condução autónoma, que vão do Nível 0 (totalmente manual) ao Nível 5 (totalmente autónomo e sem necessidade de volante ou pedais).
O carro da Tensor posiciona-se no Nível 4, o que significa que o veículo pode conduzir-se sozinho na maioria das situações, intervir em caso de falha e não exigir interação humana na maior parte do tempo. Mas pode ainda haver limitação geográfica para operação.
Atualmente, a maioria dos carros no mercado não ultrapassa o Nível 2, com assistência parcial, e analistas como a Goldman Sachs estimam que apenas 10% das vendas globais de novos carros atinjam o Nível 3 até 2030.
Ou seja, se a promessa da Tensor se concretizar, estará a dar um salto que poucos fabricantes conseguiram até hoje.
Quem é a Tensor?
A empresa diz estar sediada em San Jose, Califórnia, com escritórios em Barcelona, Singapura e Dubai.
No entanto, registos de marca mostram uma ligação direta à AutoX, desenvolvedora de veículos autónomos com operações nos EUA e na China.
O passado da AutoX e a ligação à China
Fundada em 2016 por Jianxiong Xiao, ex-professor de Princeton, a AutoX ganhou notoriedade no setor dos robotaxis, com testes em São José e parcerias com a Fiat Chrysler na China (em 2020).
Mais recentemente, afirma ter encerrado as operações neste país asiático para se concentrar nos mercados ocidentais.
De robotaxis a robocars
Com esta mudança, a estratégia passa de serviços de mobilidade partilhada para propriedade individual de veículos autónomos. Segundo a Tensor, este será “o primeiro e único N4 disponível para compra privada”, prometendo mais liberdade, privacidade e autonomia.
Especificações impressionantes
O robô-carro deverá vir equipado com 37 câmaras, 5 radares LIDAR, 11 radares, 22 microfones, 10 sensores ultrassónicos, 3 IMUs, GNSS, 16 detetores de colisão, 8 de nível de água, 4 sensores de pressão dos pneus, 1 detetor de fumo e ligação 5G tripla.
O preço, no entanto, permanece um mistério.
Concorrência e desafios no mercado
Tesla, GM e outras empresas também querem vender veículos totalmente autónomos a particulares, mas custos, legislação e responsabilidade civil continuam a ser barreiras.
A Tensor aposta em ultrapassar essas dificuldades antes da concorrência.