Tesla e Google que se cuidem: Este carro conduz sozinho e vai ser lançado já em 2026

Startup de San Jose, EUA, anuncia carro autónomo para uso privado, com estreia prevista em 2026. Ligações à AutoX levantam questões sobre origem e estratégia.

Tensor carro uso privado

A promessa do primeiro robocar para uso privado

A Tensor apresentou-se hoje ao mercado com a ambição de vender o que afirma ser “o primeiro veículo autónomo de produção em massa para propriedade privada”.

O modelo, descrito como um nível 4 totalmente autónomo, será lançado nos EUA, Europa e Médio Oriente a partir de 2026.

E não, estes não são concorrentes aos robô-táxis da Tesla.

O que é um carro de nível 4 (N4) ?

Segundo a Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE), existem seis níveis de condução autónoma, que vão do Nível 0 (totalmente manual) ao Nível 5 (totalmente autónomo e sem necessidade de volante ou pedais).

O carro da Tensor posiciona-se no Nível 4, o que significa que o veículo pode conduzir-se sozinho na maioria das situações, intervir em caso de falha e não exigir interação humana na maior parte do tempo. Mas pode ainda haver limitação geográfica para operação.

Atualmente, a maioria dos carros no mercado não ultrapassa o Nível 2, com assistência parcial, e analistas como a Goldman Sachs estimam que apenas 10% das vendas globais de novos carros atinjam o Nível 3 até 2030.

Ou seja, se a promessa da Tensor se concretizar, estará a dar um salto que poucos fabricantes conseguiram até hoje.

Quem é a Tensor?

A empresa diz estar sediada em San Jose, Califórnia, com escritórios em Barcelona, Singapura e Dubai.

No entanto, registos de marca mostram uma ligação direta à AutoX, desenvolvedora de veículos autónomos com operações nos EUA e na China.

O passado da AutoX e a ligação à China

Fundada em 2016 por Jianxiong Xiao, ex-professor de Princeton, a AutoX ganhou notoriedade no setor dos robotaxis, com testes em São José e parcerias com a Fiat Chrysler na China (em 2020).

Mais recentemente, afirma ter encerrado as operações neste país asiático para se concentrar nos mercados ocidentais.

De robotaxis a robocars

Com esta mudança, a estratégia passa de serviços de mobilidade partilhada para propriedade individual de veículos autónomos. Segundo a Tensor, este será “o primeiro e único N4 disponível para compra privada”, prometendo mais liberdade, privacidade e autonomia.

Especificações impressionantes

O robô-carro deverá vir equipado com 37 câmaras, 5 radares LIDAR, 11 radares, 22 microfones, 10 sensores ultrassónicos, 3 IMUs, GNSS, 16 detetores de colisão, 8 de nível de água, 4 sensores de pressão dos pneus, 1 detetor de fumo e ligação 5G tripla.

O preço, no entanto, permanece um mistério.

Concorrência e desafios no mercado

Tesla, GM e outras empresas também querem vender veículos totalmente autónomos a particulares, mas custos, legislação e responsabilidade civil continuam a ser barreiras.

A Tensor aposta em ultrapassar essas dificuldades antes da concorrência.

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Joana Pereira
Apaixonada por marcas e tecnologia, a Joana já reconhecia logótipos antes mesmo de saber ler. Hoje, dedica-se a transformar artigos em conteúdos pensados para redes sociais, tornando a informação acessível, atrativa e adaptada a cada plataforma.
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