Que a Tesla já é uma das marcas que dominam o mercado mundial de automóveis, já sabíamos. Mas novos dados publicados pelo Companies Market Cap revelaram a real dimensão atual do poder da marca de Elon Musk no setor: a Tesla é responsável por quase metade da capitalização de mercado entre as fabricantes globais.
Além das tecnologias inovadoras que a marca introduz no mercado e do status que Musk conferiu à empresa, outro fator parece ter sido determinante para o crescimento exponencial da Tesla: a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.
Vitória de Trump e novos lançamentos da Tesla incentivaram crescimento
De acordo com a página Visual Capitalist, as ações da Tesla atingiram um novo máximo histórico. Os dados indicam que, em 18 de dezembro de 2024, a empresa registou uma avaliação massiva de 1,5 biliões de dólares.
Este valor representa quase metade do mercado, com as restantes parcelas do setor a serem ocupadas por outras 29 grandes fabricantes em conjunto. A Toyota, que ocupa o segundo lugar neste ranking, tem um valor de 231 mil milhões de dólares, significativamente abaixo da Tesla. Seguem-se a BYD (107 mil milhões de dólares), Xiaomi (98 mil milhões de dólares) e Ferrari (81 mil milhões de dólares).
Para os investidores, a crescente influência de Elon Musk no governo dos Estados Unidos e a sua relação próxima com Donald Trump têm sido fatores significativos para a Tesla. As expetativas de que os cortes de impostos corporativos planeados pela administração Trump beneficiem os fabricantes norte-americanos também impulsionam o crescimento das ações.
Apesar de estar envolta em várias notícias de recalls, a Tesla recuperou popularidade com o anúncio da nova tecnologia Full Self-Driving (FSD) e do Cybercab, o robotaxi da marca, o que parece ter aumentado as expectativas dos investidores sobre um novo momento para a fabricante. No acumulado de 2024, as ações da Tesla subiram 57%.
Os dados de capitalização, contudo, não refletem os números de vendas
Apesar do crescimento significativo na capitalização de mercado da Tesla, isso não se reflete proporcionalmente nos números de vendas. Sim, a Tesla ainda é uma das fabricantes que mais vende atualmente, mas nem sempre fica em 1º lugar.
Em 2023, por exemplo, a Toyota vendeu 11,2 milhões de veículos, enquanto a Tesla vendeu 1,8 milhões, como apontou a Visual Capitalist. Outra marca que está ali a "morder" calcanhares à Tesla é a chinesa BYD.
De acordo com a página Electrek, no terceiro trimestre de 2024, a BYD superou a Tesla em receitas pela primeira vez, com a venda de 443.426 carros, entre julho e setembro, face às 462.890 da Tesla no mesmo período.
Com a concorrência a intensificar-se rapidamente, não é surpreendente que Elon Musk procure lançar novas tecnologias e estratégias para atrair investidores. Este esforço tem sido bem-sucedido, contribuindo para que Musk se mantenha como a pessoa mais rica do mundo.
Em dezembro de 2024, o património líquido de Musk atingiu US$ 462 mil milhões, ultrapassando bastante Jeff Bezos, criador da Amazon, que aparece na lista em 2º lugar, com uma fortuna avaliada em US$ 243 mil milhões.