
Serviço robô táxi da Tesla na Califórnia é diferente do de Austin
Na Califórnia, mais especificamente em São Francisco, os utilizadores já podem experimentar o serviço robô táxi da Tesla. No entanto, nesta região a experiência é bem diferente daquela que aconteceu em Austin, também nos EUA.
Tudo porque em São Francisco o serviço de transporte conta com um “operador de veículo”, como avança o site ArenaEV. Por outras palavras, o carro chega com um motorista humano.
Na prática, para já o serviço funciona de forma semelhante ao que acontece com a Uber, por exemplo, em Portugal. Os utilizadores solicitam uma viagem através de uma aplicação e passados alguns minutos têm o carro à porta para os levar para o destino.
Quando muito, o carro enviado pelo serviço robô táxi da Tesla em São Francisco está equipado com o sistema Supervised Full Self-Driving, da marca (FSD).
Legislação californiana é rígida e Tesla cumpre
Mas há uma razão forte para que este serviço da Tesla inclua a presença de um piloto humano. O Departamento de Veículos Motorizados e a Comissão de Serviços Públicos da Califórnia exigem licenças específicas para uma condução efetivamente autónoma.
De acordo com o site ArenaEV, estas autoridades mostraram franca preocupação com a disponibilização de um serviço autónomo de transporte.
Para cumprir a legislação, a equipa jurídica da Tesla encontrou esta solução criativa que passa pela presença de um “operador de veículo”.
Desta forma, o novo serviço robô táxi não é considerado autónomo e a Tesla fica isenta de enviar relatórios frequentes pormenorizados sobre métricas de segurança. Tal como outras plataformas, o Tesla robô táxi é um serviço de transporte individual de passageiros.