A história apareceu esta semana e foi primeiramente reportada pelo The Next Web. Um utilizador Tesla comprou um Model S usado com funcionalidades como o "piloto automático" que foram retiradas depois dele ter comprado o veículo.
Pois bem, o utilizador da Tesla referiu agora ao mesmo site que depois das reclamações e exposição da situação a nível mundial, a Tesla decidiu devolver as funcionalidades ao utilizador.
Tesla diz que foi "falha de comunicação"
A Tesla referiu a Alec, dono do Tesla usado, que a situação foi apenas uma "falha de comunicação" e que lamentava o sucedido. Aparentemente na compra do carro, o vendedor, que o tinha comprado num leilão da Tesla, não tinha direito ao piloto automático e que foi ativado por engano.
Na altura o carro tinha sido comprado com "Enhanced Autopilot" (já descontinuado). Característica que deu origem ao piloto automático dos carros da Tesla.
Na primeira declaração da Tesla a Alec diz: "A Tesla identificou recentemente instâncias de clientes configurados incorretamente para versões do piloto automático pelas quais não pagaram.
Desde então, foi realizada uma auditoria para corrigir essas instâncias. O seu veículo é um dos que foi configurado incorretamente para o piloto automático.
Analisamos o seu histórico de compras e, infelizmente, a direção por conta própria não era um recurso pelo qual você pagou. Pedimos desculpas pela confusão. Se você ainda estiver interessado em ter esses recursos adicionais, podemos iniciar o processo de compra da atualização".
Tesla volta atrás com a sua declaração
Contudo, depois deste drama à volta da compra o Tesla Model S usado, a fabricante voltou atrás com a sua opinião e aparentemente "já está tudo bem".
Isto serve de lição a todos os clientes de qualquer serviço ou produto. Reclamar nem sempre pode ser a forma mais "elegante" de tratar de uma situação, porém, quando a razão está do teu lado, nunca te dês por vencido.
Editores 4gnews recomendam:
- Cuidado se comprares um Tesla em segunda mão! Podes ficar sem algumas funcionalidades
- Tesla Model C poderá ser o carro elétrico com um preço bem mais acessível
- Tesla Model S terá em breve autonomia para quase 650km numa só carga!