Tesla desafiada por aliança poderosa na concorrência

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Sete marcas de carros elétricos acabam de anunciar uma aliança para a construção da próxima grande rede norte-americana de carros elétricos.

Nomes como BMW, Mercedes-Benz e General Motors uniram forças para desafiar a já existente rede de carregamento da rival Tesla.

Nova parceria quer instalar 30.000 estações de alta velocidade para veículos elétricos

imagem alusiva ao carregamento de veículos elétricos
Nova aliança criada entre sete marcas de veículos elétricos para criar 30 mil estações de carregamento até 2030 Crédito@GerdAltmann/Pixabay

Parecia improvável, mas aconteceu. A BMW, Mercedes-Benz, General Motors, Honda, Hyundai, Kia e Stellantis anunciaram hoje uma parceria com o objetivo de construir uma rede de carregamento de alta velocidade para veículos elétricos.

A missão da nova aliança é construir 30.000 estações, em vários estados norte-americanos até 2030, sendo que as primeiras estações devem ser inauguradas já no verão do próximo ano. O financiamento para este projeto, de grandes dimensões, virá tanto de fundos públicos como privados.

Tal como acontece com a rival Tesla, também a nova parceria pretende instalar os pontos de carregamento em locais, onde os condutores de veículos elétricos possam comer ou fazer compras enquanto o carro carrega (literalmente) a bateria.

Na nova rede de carregamento de alta velocidade vai estar também disponível o padrão universal “Plug and Charge”, atualmente a ser padronizado pela Federal Highway Administration.

No comunicado de imprensa divulgado hoje, a parceria agora criada por estes sete gigantes automóveis esclareceu ainda que a ideia é que as novas estações sejam totalmente alimentadas por energia renovável.

Tesla disponibiliza 18.000 Superchargers nos EUA

A nova aliança pretende fazer concorrência direta à Tesla e às suas 18.000 estações de carregamento Superchargers, espalhadas e já em atividade em vários estados norte-americanos.

No início deste ano, a Tesla assumiu que iria abrir uma parte desta rede de carregamento para veículos elétricos a marcas rivais para ficar qualificada para obter subsídios federais.

Visto que a empresa de Elon Musk foi pioneira na construção destas estações de carregamento, tem vindo a definir todos os padrões associados ao seu funcionamento. E tal sempre foi visto com preocupação pelos seus rivais que puseram agora mãos à obra.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt