Desde que foi lançada, a Tesla Cybertruck tem sido um modelo que tem dado bastante que falar. A questão que agora se coloca é acerca da legitimidade deste automóvel da marca de Elon Musk ser conduzido na Europa.
De acordo com o The Guardian, com base em fontes especializadas da indústria automóvel, um dos principais motivos para a Cybertruck não chegar oficialmente tem a ver com as dimensões. Ao que tudo indica, estas são demasiado grandes e perigosas para as estradas na Europa.
Mesmo assim, têm sido vistas Cybertrucks na Europa
Apesar disso, a verdade é que já foram vistos vários modelos da Cybertruck, em solo europeu. Tendo isto em conta, a pergunta que se segue é: como? Segundo a mesma fonte, a entrada na Europa está a ser feita através de “canais secretos”.
No fundo, isto quer dizer que, aparentemente, os veículos estão a chegar por “aprovação de veículo individual”, o que faz com que o rigor e o controlo sejam menores. É desta forma que as Cybertrucks têm entrado na Europa.
Recorde-se, por exemplo, de um modelo deste carro da Tesla que foi registado, em julho, na República Checa. Ao que consta, este foi modificado para seguir os parâmetros exigidos por lei nas estradas europeias. O problema é que, mesmo assim, o peso está acima do aceitável no velho continente.
Para termos uma referência, o limite de peso é de 3,5 toneladas, para automóveis que se enquadrem no “grupo” da Cybertruck. A questão é que, se a bordo do veículo, estiverem 4 passageiros um pouco mais pesados, este valor seria facilmente ultrapassado.
O que dizem as autoridades checas e a própria Tesla?
Sobre o assunto, quem se pronunciou foi o Ministério dos Transportes da República Checa. Segundo a entidade, os veículos que foram registados cumprem com todas as normas. No entanto, os dados da carrinha da Tesla dizem que não é bem assim.
Ainda assim, o Ministério refere que, no seu entender, esta diferença não se trata de um problema. Afinal de contas, tratou-se de uma “aprovação individual de um veículo do escopo nacional apenas no território da República Checa”.
Quem também deu o seu parecer sobre a situação foi o cofundador da Cybertruck.cz. Citado pelo The Guardian, Norton Slovak indica que os “cálculos podem não refletir totalmente como essas regulamentações são aplicadas ou interpretadas pelas autoridades checas”.
O grande problema é que, aparentemente, a Tesla Cybertruck que foi registada em solo checo, já circulou por outros países da União Europeia. Apesar do registo ser feito na República Checa, não está claro que seja possível andar com o automóvel por outros países.
Cybertruck é segura?
Quanto à segurança da Tesla Cybertruck, quem se mostra muito preocupado é James Nix, da Transport & Environment. Este refere que “as Cybertrucks apresentam perigos agudos e não atendem aos padrões europeus. Para proteger outros utilizadores das estradas, pedimos ao ministro que suspenda o Cybertruck das ruas públicas” (via The Guardian).
Mesmo nos Estados Unidos, a difusão deste modelo tem sido tudo menos tranquila. Recorde-se que, em abril deste ano (e não só), a Tesla viu-se obrigada a fazer um grande “recall” das suas Cybertrucks, por questões de segurança.
Ainda assim, a Comissão Europeia (CE) deu conta que está em fase de análise sobre os requisitos dos diferentes países e medidas de segurança. Desta forma, resta esperar pelo feedback da CE, para ter uma ideia do futuro da Cybertruck na Europa.