Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Tesla Cybertruck está a desvalorizar a um ritmo alucinante. Sinal de um grande flop?

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Cybertruck é um dos veículos mais arrojados da Tesla, mas o seu sucesso no mercado está longe do desejado por Elon Musk. O número de vendas está muito abaixo daquilo que o magnata previu e há mais um dado que não abona nada a favor deste veículo.

Dados alusivos ao ritmo de desvalorização da Tesla Cybertruck pintam um cenário negro para a carrinha pick-up da marca. De acordo com dados partilhados pela CarGurus, este veículo desvalorizou cerca de 50% só no último ano.

Tesla Cybertruck desvaloriza cerca de 50% em apenas um ano

Como todos os carros, o valor da Cybertruck cai cada vez mais consoante os anos avançam, mas no caso deste modelo a curva descendente é ainda mais preocupante. Só entre abril de 2024 e abril de 2025, o seu valor caiu 49,96%.

Esta é uma cifra claramente negativa e desincentiva ainda mais condutores a avançar para a sua compra. Os praticamente 50% de desvalorização, em apenas um ano, são já um número negativo se olharmos para ele de forma isolada e assume um tom ainda mais negro quando olhamos para o mercado.

Segundo dados divulgados pela TopSpeed, a média de desvalorização de um carro, em três anos, é de 30,5%. Recordo que as primeiras unidades da Cybertruck começaram a ser enviadas em novembro de 2023, por isso, ainda não se passaram sequer dois anos.

Se olharmos para o nicho de mercado onde a Cybertruck se insere (o segmento das pick-up), a média de desvalorização é de apenas 23,7%. Portanto, a desvalorização de 50%, em apenas um ano, coloca o modelo da Tesla no fundo da tabela.

Olhando para o futuro, o ritmo de desvalorização será ainda maior, obviamente. A estimativa é que quando se celebrarem cinco anos do seu lançamento, a Cybertruck tenha caído 59,5% e quando chegarmos aos 10 anos a desvalorização ronde os 72%.

Já nem a Tesla parece estar confiante no sucesso da Cybertruck

Como é óbvio, este ritmo de desvalorização é um sinal do fraco desempenho deste veículo no mercado. Fatores como o número de vendas bastante abaixo do esperado e o elevado inventário parado nos armazéns da Tesla contribuem para acentuar esta tendência.

Por falar em inventário parado, os últimos dados relativos a esse tema apontam para um volume de exemplares parados no valor de 200 milhões de dólares. Por isso, há concessionárias que, aparentemente, já nem sequer aceitam retomas de Cybertrucks, pois não acreditam que consigam colocá-las novamente no mercado.

Outro sinal do insucesso da Cybertruck é o preço que a Tesla pratica atualmente. Atualmente, a versão base deste veículo ronda os 75 mil dólares, ao passo que aquando do seu lançamento esse valor rondava os 100 mil dólares.

Perante estes cenários, podemos afirmar que a Cybertruck é um dos maiores flops da Tesla? O seu insucesso é óbvio, mesmo que a empresa de Elon Musk nunca o admita publicamente.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.