Elon Musk afirma que os carros elétricos da Tesla com o sistema Autopilot ativo são até 10x mais seguros que o veículo comum. As declarações do CEO foram feitas através do seu perfil na rede social Twitter, sustentando-se nos relatórios e pesquisas internas.
Musk baseia-se na recolha de dados feita deste 2018 com o intuito de criar uma base de dados passível de estudo onde se apuram os comportamentos, taxa de sucesso e outras métricas relacionadas com o sistema de condução autónoma da empresa.
Autopilot diminiu até 10x o risco de acidente entre automóveis
A base factual apontada por Elon Musk compara o número de quilómetros (milhas nos EUA) com a ocorrência de acidentes rodoviários envolvendo automóveis com o sistema Autopilot ativo vs Autopilot desativado. Os resultados são significativos.
Com efeito, pode ler-se no relatório de segurança da Tesla alusivo ao primeiro trimestre de 2021 (de janeiro a março), o seguinte:
"No primeiro trimestre, registamos um acidente por cada 4,19 milhões de milhas (6,74 milhões de quilómetros) percorridos por condutores com o sistema Autopilot ativado. Nos condutores sem o Autopilot ativo, mas com as funções de segurança ativas, registamos um acidente por cada 2,05 milhões de milhas (3,30 milhões de quilómetros). Para os condutores sem o sistema Autopilot ativo nem as nossas opções de segurança, registamos um acidente por cada 978 mil milhas percorridas".
Evidenciam-se as vantagens do sistema de condução autónoma da Tesla
As métricas colhidas pela Tesla permitiram-lhe agora divulgar estas cifras e indicadores que deixam clara a menor incidência de sinistros com o Autopilot ativado. Aliás, mesmo "apenas" com as funções de segurança, a taxa de acidentes é reduzida.
É um claro testemunho da maior incidência de sinistralidade conforme aumenta o controlo humano e respetiva propensão para o erro ocasional. Ainda assim, são indicadores que os críticos apontam como não viáveis - nos chavões apontados - face à grande diferença entre o número de carros elétricos da Tesla e os demais veículos em circulação.
O erro humano vs carros elétricos autónomos da Tesla
Mesmo que o número de carros da Tesla seja uma fração reduzida de todos os veículos em circulação nos EUA, relevam sobretudo as métricas apontadas para os diferentes comportamentos e cenários de condução entre veículos da Tesla.
Sublinhamos que mesmo os piores números apresentados no relatório da Tesla estão bem acima da média norte-americana, tal como a aponta a NHTSA nos Estados Unidos - 1 acidente por cada 484 mil milhas percorridas (779 mil quilómetros).
Podemos, por fim, constatar que há reais vantagens na utilização do Full Self-Driving da Tesla como solução mais segura que os condutores humanos.
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