Tesla cai a pique e a concorrência só sabe crescer: dizem os números

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Muito se fala sobre carros elétricos (VE), mas os últimos tempos têm-nos mostrado que os preços andam a cair cada vez mais. Ainda assim, há um relatório oficial que nos mostra que as empresas de carros elétricos estão bem. Todas menos a Tesla, para sermos precisos.

Os números foram obtidos pela Automotive News, uma referência dentro do setor automóvel, e dizem respeito ao mês de abril de 2024. Estes indicam que a indústria dos VEs cresceu 14% como um todo. Parece um bom número, certo?

O crescimento dos VEs é de 14% com a Tesla e de 69% sem a Tesla

Carro Tesla
Imagem Ilustrativa (via Pixabay)

O que impressiona aqui é vermos o mesmo cálculo, mas se tirarmos a Tesla da equação. Ao pôr de lado a empresa de Elon Musk, o crescimento dispara para os 69%. No entender da fonte em questão, o principal motivo do crescimento pode ter a ver com os incentivos das montadoras.

Estes terão surgido depois de um primeiro trimestre que não foi propriamente positivo. Ainda assim, a Tesla mantém-se nessa senda negativa, já que a sua quota de mercado terá descido para menos de 50%, como refere a S&P Global Mobility.

Aparentemente, a Tesla caiu 17% no mês de abril, o que pode ser considerado preocupante. Assim o é já que se trata do terceiro mês em que a marca de Musk cai consideravelmente. Em abril, a quota da Tesla nos Estados Unidos era de 46,3%. No mesmo período, em 2023, era de 63,8%, dizem os números.

Apesar do mau momento, Elon Musk deixou em aberto um plano "épico" da Tesla

Não é preciso ser um expert em automóveis nem em matemática para perceber que se trata de uma queda bastante considerável. Ainda mais complicada fica a situação quando olhamos para o crescimento de outras marcas concorrentes.

Quanto aos números de abril de 2024, a Ford, por exemplo, subiu 169%. Para além da marca referida, também salta à vista a Toyota, que registou um crescimento de 647%, assim como a Kia, que subiu 172%.

Naturalmente que o potencial de crescimento de marcas com menos história de VEs é maior. A Toyota, por exemplo, lançou apenas um carro elétrico. Ainda assim, os bons resultados fazem antever um futuro promissor para a marca.

Apesar dos números preocuparem, Elon Musk não parece ter perdido a motivação e já deixou “água na boca” dos fãs da Tesla para o que vem aí. Como a 4gnews chegou a noticiar, este prometeu que está prestes a chegar o “masterplan” da Tesla que vai ser “épico”.

De momento, ninguém sabe ao certo que plano é esse. No entanto, uma coisa parece certa: a Tesla precisa de inverter a tendência, já que os números continuam a cair.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.