Recorde de receitas e problema nas margens de lucro
Enquanto Elon Musk e a administração da Tesla lidam com o facto de a empresa deixar de ser líder no mercado de elétricos, chega o relatório financeiro do terceiro trimestre que baralha (ainda) mais as contas.
De acordo com o site ArenaEV, a Tesla registou um novo recorde de receita, ao amealhar 23,99 mil milhões de euros. Acrescente-se a isto o facto de ter entregue 497.099 veículos até agora.
Tudo boas notícias. Mas que são manchadas por outros números. O preço das ações da Tesla caiu quase 5%, o lucro líquido também sofreu uma queda de 37% e o lucro operacional reduziu significativamente em mais de 40%.
E é aqui que está o problema. A margem bruta da empresa desceu de 19,8% no ano passado para 18% este ano. Tal significa que a empresa tem uma margem de lucro mais reduzida porque está a ganhar menos com cada carro vendido.
As razões por trás da queda do lucro
Ainda que a Tesla esteja a aumentar a receita e que as vendas estejam a recuperar, os lucros continuam a descer. Existem algumas razões para isso acontecer.
Uma das principais é que para impulsionar as vendas, a empresa de Elon Musk foi obrigada a reduzir os preços dos seus elétricos. Para o fazer, obrigatoriamente mexe nas margens de lucro da empresa. Nesse sentido, ganha menos por cada unidade vendida.
Por outro lado, as despesas operacionais da empresa aumentaram em 50%. A Tesla tem investido bastante em pesquisas relacionadas com Inteligência Artificial e outros projetos da sua área P&D (Pesquisa e Desenvolvimento).
Junte-se a isto o facto de os créditos regulatórios vendidos pela Tesla a outras empresas terem caído 44%. Recorde-se que para manter as quotas “verdes” nos EUA, algumas empresas compravam créditos à Tesla.
Mistério desvendado resta agora saber qual vai ser a estratégia da Tesla para recuperar as margens de lucro de outros tempos. Elon Musk tem duas grandes apostas para 2026: a produção em massa do Cybercab e o robô humanoide Optimus V3.
