Em 2017, a Tesla apresentou pela primeira vez o Tesla Semi, um camião pesado totalmente elétrico. Agora, após quase nove anos, a marca revelou oficialmente uma nova versão atualizada com melhorias em eficiência, capacidade de carga e design de condução autónoma. A Tesla também divulgou quando a produção em massa do veículo começará.
Um novo visual para maior eficiência
Durante a sua reunião anual de acionistas, realizada hoje, a Tesla apresentou o novo Tesla Semi. A primeira imagem oficial já mostra mudanças visíveis no design exterior, como um para-brisas envolvente mais pequeno, um para-choques dianteiro redesenhado, novos faróis e uma linha de tejadilho mais fluida, inspirada no Model 3 atualizado.
Estes ajustes não são apenas estéticos. De acordo com a página Electrek, a Tesla destacou que as mudanças tornam o veículo mais aerodinâmico e, portanto, mais eficiente em consumo energético. Em testes reais de estrada, o camião elétrico demonstrou variações entre 1,55 e 1,73 kWh por milha, o que o coloca entre os veículos pesados mais eficientes do mundo.
Desempenho, carga e condução autónoma
Além do novo design, o Tesla Semi atualizado traz melhorias significativas na capacidade de carga e no sistema de condução autónoma, que será uma das principais apostas da marca para o transporte de mercadorias no futuro.
De acordo com o chefe do programa Tesla Semi, Dan Priestley, o modelo de produção que chegará ao mercado “terá melhorias significativas”, resultado direto das experiências obtidas com a frota de testes e do trabalho de inovação das equipas da Tesla.
Produção e lançamento do Tesla Semi
Apesar do entusiasmo, o Tesla Semi ainda não está pronto para sair da linha de montagem. Elon Musk confirmou que a produção em larga escala será iniciada apenas em 2026, na nova fábrica da Tesla em Nevada. O plano prevê que os primeiros veículos sejam produzidos no segundo trimestre do ano, com a produção em massa a arrancar no segundo semestre.
Vê também:
- Tesla que se cuide: Toyota prepara rival elétrica da Cybertruck
- Elon Musk revela que o novo Tesla chega ainda este ano com "tecnologia louca"
- A carrinha da Tesla que está a dar problemas a muitos condutores: eis a razão
Sugestão 4gnews
