Para muitos utilizadores, a bateria é um dos elementos mais importantes de um telemóvel. Sendo assim, e com base nas sugestões da Gizchina, damos-te a conhecer maneiras de poupar a vida útil do teu smartphone da Samsung.
Limitar a carga a 80% pode ser uma boa ajuda: mas porquê?
Não só nos telemóveis da Samsung, mas também noutras marcas, é possível limitar o carregamento. Esta estratégia tende a ser uma boa prática, na medida em que levar o telemóvel, sistematicamente, dos 0% aos 100% causa stress na bateria.
Por outras palavras, corre-se o risco de danificar a sua vida útil. Segundo a Battery University, a prática mais aconselhável é carregar o telemóvel entre os 20% e os 80% ou 90%. Ou seja, sem nunca chegar ao ponto mínimo nem ao ponto máximo.
Se tens um telemóvel da Samsung, eis o procedimento a adotar.
1. Ir às “Definições”
2. Clicar em “Modos e Rotinas” e depois em “Rotinas”
3. Escolher a opção “+”, sendo que, depois, irá aparecer uma página com duas opções: “Se” e “Então”
4. Na opção “Se”, clicar em “+”. Aí, deverás confirmar que as opções de carregamento com fios e sem fios estão ativadas. Feito isso, clicar em “Concluído”
5. Clicar novamente no “+” em “Se” e pesquisar pela opção de “Nível de Bateria”
6. Em “Nível de Bateria”, vais ver a opção “Abaixo De”. É aí que se define até que percentagem é possível carregar o telemóvel. Feito isso, clicar em “Concluído”
7. Entrar na secção “Então” e clicar em “+”
8. Escolher “Proteção de Bateria”, “Ligado” e “Máximo”
9. Depois de seguir todos estes passos, deverás marcar “Concluído”
Outras práticas a evitar para manter uma bateria saudável
Para além deste automatismo que podes definir no telemóvel, há algumas práticas que podes adotar para ter uma bateria saudável no teu dispositivo. Uma delas, tal como a 4gnews noticiou recentemente, passa por tirar a capa do smartphone enquanto este carrega.
O conselho é dado pela própria Xiaomi, já que muitas capas, por vezes, não isolam bem a temperatura. Acontecendo isso, torna-se mais provável o sobreaquecimento do dispositivo. Outro aspeto a evitar é a exposição do telemóvel a temperaturas extremas.
Como refere a mesma fonte, o calor e o frio em demasia são propícios a uma fácil degradação da bateria do smartphone.