Tens um Huawei? Está para chegar a próxima grande atualização de sistema

Filipe Alves
Comentar

A Hauwei revelou que a próxima EMUI, sistema que vem nos smartphones da Huawei em "cima" do Android, chegará de forma oficial no final deste ano.

Ainda não foi referido qual será a data de apresentação da nova EMUI 11, porém, espera-se que seja perto da altura de lançamento do novo Huawei Mate 40. Ou seja, entre setembro e outubro.

O que esperar da nova atualização de sistema para smartphones Huawei

Huawei smartphone

Espera-se que a Huawei olhe de forma séria para esta atualização. Até porque a marca tem de mostrar que consegue viver sem os problemas que a falta de serviços Google lhes faz.

Os smartphones que chegaram com serviços Google continuarão os mesmos instalados mesmo com a atualização. Porém, não há indícios que os smartphones que chegam sem estes serviços os venham a receber na atualização da EMUI 11.

Lembro que o problema é a proibição do governo norte-americano com empresas do seu país em não poder negociar com a Huawei. Ou seja, por muito que o Android possa ser instalado nos smartphones da Huawei, porque é open source, os serviços Google não podem.

Quais os smartphones que receberão a atualização

Ainda não há uma lista concreta, porém, espera-se que os terminais lançados em 2018 venham a receber a atualização. Além disso, acredita-se que topos de gama um pouco mais velhos também possam entrar nos planos.

EMUI 11 será um aproximar do Android 11

Como tem sido normal, espera-se que a Huawei nos traga uma EMUI 11 inspirada no novo Android 11. Ou seja, transições mais simples, bolhas nas mensagens (tipo o Facebook Messenger), pré-seleção de apps de partilha entre outros que podes conhecer aqui.

Em suma, a Huawei está numa situação ingrata. A marca revolucionou o mercado mobile e está seriamente limitada no software. Os smartphones da marca continuam a ser vendidos, porém, em Portugal temos visto uma queda de vendas, tal como seria de esperar.

Antes de ires, descobre os melhores telemóveis Xiaomi, já disponíveis no mercado. Mais ainda, vê os telemóveis perfeitos para amantes de fotografia, segundo o ranking da DxOMark.

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.