Há boas notícias para muitos utilizadores de smartphones Xiaomi, Redmi e Poco. A fabricante chinesa já deu início ao processo de atualização para o HyperOS 2.2, a sua mais recente interface que traz consigo otimizações baseadas no Android 15 e novas funcionalidades.
A China está a receber a atualização em primeiro lugar, com um plano de lançamento faseado que começou já ontem, mas o mais importante para nós é que os testes para a versão Global também já arrancaram para uma vasta lista de equipamentos, incluindo modelos muito aguardados como os futuros Poco F7. A informação é avançada pelo site Xiaomi Time, com base em dados da própria Xiaomi e do conhecido insider DaWangLe.
Os primeiros a receber
Na China, o HyperOS 2.2 está a ser distribuído em força já esta semana. O plano, que segundo consta foi até alargado para incluir a popular série Xiaomi 13 devido à forte pressão dos utilizadores, é o seguinte:
- A série Redmi K80 (K80 e K80 Pro) começou a receber a atualização ontem, dia 12 de maio.
- A série Redmi K70 (K70 Pro e K70) começa a receber hoje mesmo, dia 13 de maio.
- E a série Xiaomi 13 (13, 13 Pro e 13 Ultra) terá a sua vez a partir da próxima quinta-feira, 15 de maio.
Além destes, a Xiaomi também já tem prontas as builds estáveis do HyperOS 2.2 para o Xiaomi 15 Ultra e para o tablet Xiaomi Pad 6S Pro 12.4, exclusivamente para o mercado chinês por agora. Outros dispositivos que já tinham recebido versões beta do HyperOS 2.2 na China, e que por isso deverão ser atualizados para a versão estável muito em breve.
Falamos de toda a série Xiaomi 15 (standard, Pro e Ultra), o Xiaomi Mix Flip, toda a série Xiaomi 14 (standard, Pro e Ultra), o Redmi K70 Ultra e o tablet Xiaomi Pad 7. Somando todos estes smartphones que recebem ou já testaram a nova versão na China, a lista é considerável.
O que o HyperOS 2.2 traz de novo
O que é que o HyperOS 2.2 traz de novo? As principais melhorias apontadas são animações geradas por computador mais fluidas e suaves em toda a interface, uma otimização da gestão de bateria melhorada para tentar espremer mais umas horas de uso, e novas funcionalidades para o ecossistema de dispositivos conectados da Xiaomi, o HyperConnect.
E para quem está em Portugal e no resto do mundo? A excelente notícia, segundo o Xiaomi Time, é que os testes para o HyperOS 2.2 Global já começaram para um número significativo de modelos. Esta é a lista dos principais equipamentos que já estão a ser testados para a atualização global:
- POCO F6 (conhecido na China como Redmi Turbo 3)
- Xiaomi 13T (e suas variantes regionais)
- Xiaomi Pad 7 Global
- Xiaomi 14T (e suas variantes regionais)
- POCO X7 Pro (conhecido na China como Redmi Turbo 4)
- Xiaomi MIX FLIP Global
- POCO F7 Pro (a versão global do Redmi K80)
- Xiaomi 15 Global
- POCO F7 Ultra (a versão global do Redmi K80 Pro)
- Xiaomi 13 Pro Global
A inclusão de tantos modelos nos testes globais, especialmente os muito aguardados Poco F7 Pro e F7 Ultra (baseados nos Redmi K80 e K80 Pro), é um sinal muito positivo de que a atualização está a ser preparada para chegar aos utilizadores fora da China, embora ainda não haja datas concretas para o início desse lançamento global.