Já falta pouco para o lançamento do Android 15 e, como tal, vamos ouvindo algumas novidades acerca de quem é que o irá receber primeiro. Ao que tudo indica, uma coisa é certa: não serão os utilizadores da Samsung.
Assim é, já que a marca sul-coreana anunciou, nas últimas horas, que a atualização de software One UI 7 só irá acontecer no início de 2025. Por outras palavras, isso quer dizer que quem tem telemóveis Samsung (compatíveis com Android 15) ainda vai esperar uns meses.
Xiaomi receberá Android 15 primeiro que a Samsung
Pelo lado contrário, quem tem um smartphone da Xiaomi tem bem mais razões para se sentir satisfeito. Isto porque o Hyper OS 2.0 chegará ao público bem antes do final do ano, tal como adianta a Phone Arena.
Ainda não há uma data concreta que esteja prevista, mas, como referem os nossos colegas da Gizmochina, é expectável que o lançamento aconteça a “qualquer momento”. Quer isto dizer que há uma forte probabilidade de tal acontecer já em outubro.
Para além da série Xiaomi 15, prestes a ser lançada, estes são alguns dos principais dispositivos da Xiaomi que irão receber o Android 15:
-
Xiaomi 14
-
Xiaomi 14 Pro
-
Xiaomi 14 Ultra
-
Xiaomi 13 Ultra
-
Xiaomi MIX Fold 4
-
Xiaomi MIX Flip
-
Xiaomi Pad 6S Pro
-
Xiaomi Civi 2
-
Redmi K70
-
Redmi K70 Pro
-
Redmi K70 Ultra
-
Redmi K60 Ultra
-
Redmi K70E
-
Redmi Note 13 Pro 5G
-
Redmi Note 13R
O que podem esperar os fãs da Samsung?
Tal como referido anteriormente, é de prever que a Samsung tenha os primeiros vislumbres do Android 15 só no início de 2025. Aparentemente, este será lançado, em simultâneo, com o próximo topo de gama da marca: o Galaxy S25 e a sua respetiva “família”.
Agora, a grande questão é: o que significa “início de 2025” ao certo? Por enquanto, o rumor com mais força é de que será já em janeiro. Contudo, já vimos séries topo de gama da Samsung a saírem só em fevereiro, pelo que resta aguardar por novas informações.
Como a 4gnews deu conta, quem divulgou um “preview” daquilo que será o One UI 7 foi a SamMobile, fonte especializada da Samsung. No vídeo em baixo, podes ver algumas das alterações que podes contar ver com o novo software.
Entre várias outras coisas, sabemos ainda que o One UI 7 vai providenciar mudanças ao nível da câmara, com os controlos a ficarem localizados na parte inferior. Na prática, isto tornará mais simples o seu uso com apenas uma mão.
Também é previsível que as animações sejam mais suaves e que o design da galeria, por exemplo, vá buscar alguma inspiração ao iOS da Apple.