A qualidade dos telemóveis Google Pixel dispensa apresentações. Têm vários recursos de topo e um deles é o SOS de emergência. No entanto, o mais caricato é que, nos últimos dias, um smartphone Pixel fez um envio bastante embaraçoso para os contactos de emergência de um utilizador.
De acordo com a Android Authority (AA), o Google Pixel enviou, sem querer, fotografias de nudez para os contactos de emergência. Ao que tudo indica, foram 12 as pessoas (bem próximas do proprietário do telemóvel) que receberam imagens íntimas.
Como é que aconteceu este envio inadvertido de imagens de nudez?
A situação é explicada, numa thread do Reddit, pelo utilizador AssistancePretend668. Este explica que ativou, sem querer, o SOS de Emergência. Tudo isto enquanto tentava desligar o alarme da manhã. O problema é que o utilizador dormiu nu e as imagens eram explícitas disso mesmo.
“Pego no meu telemóvel e olho para o ecrã (ainda meio a dormir). Vejo as notificações de “ligar para o 911” e coisas sobre enviar localização e qualquer outra coisa para contactos de emergência” - contextualiza o utilizador.
“O telemóvel começa a tocar e as mensagens começam a chegar. Os meus amigos estão preocupados... mas não tanto com a minha segurança, mais pelo meu Pixel que enviou a todos eles fotos/vídeos de mim nu”.
Sobre o funcionamento do SOS de Emergência
Tal como explica a mesma fonte de informação, os telemóveis Google Pixel podem gravar automaticamente um vídeo, quando há lugar à ativação do SOS de Emergência. O vídeo pode durar até cerca de 45 minutos e o link gerado pode ser visto, no máximo, 120 vezes.
Segundo os nossos colegas da AA, o utilizador tem sempre a possibilidade de cancelar a partilha de vídeo, até 15 segundos depois da gravação ser feita. Em casos como este, pode ser o suficiente para poupar situações desconfortáveis.
Recorde-se que este recurso também envia a localização do utilizador em tempo real e chama os serviços de emergência.