Esta quarta-feira, dia 7 de maio, a Samsung anunciou oficialmente que o Galaxy S25 vai receber um importante prémio de sustentabilidade. Neste caso, o Prémio de Design de Reciclagem da Recycled Materials Association (ReMA).
De acordo com a SamMobile, fonte especializada da marca, é uma distinção atribuída aos produtos com nota mais alta, no que toca à sustentabilidade. A ReMA atribui os seus prémios ecológicos desde o ano de 2006.
A pegada “verde” do Samsung Galaxy S25
Como refere a mesma fonte de informação, há várias peças do Galaxy S25 que são feitas a partir de materiais reciclados. No novo smartphone topo de gama, a marca sul-coreana conseguiu expandir ainda mais o uso destes materiais, minimizando o uso de recursos.
A ReMa faz uma análise detalhada de vários produtos, de maneira a entender vários fatores: desde o impacto ambiental na produção à facilidade de reciclagem do produto. A cerimónia oficial vai acontecer no dia 14 de maio, nos Estados Unidos.
A pensar na vertente ecológica, a Samsung criou inclusive um Sistema Circular de Reciclagem de Baterias (Circular Battery Supply Chain). Este sistema serve para recuperar e reutilizar certos materiais de baterias antigas de telemóveis Galaxy.
Segundo consta, o Galaxy S25 utiliza um total de 8 materiais recicláveis, entre os quais alumínio e ferro. A mesma fonte de informação avança que até a estrutura lateral utiliza material reciclado, assim como a embalagem do telemóvel.
100% de energia renovável nas fábricas: o objetivo da Samsung
Perante uma distinção relevante para a Samsung, quem se pronunciou foi Robin Wiener. No entender do presidente e CEO da Associação da Indústria de Reciclagem da América do Norte, “a Samsung demonstrou liderança nessa área ao integrar princípios de sustentabilidade em todo o ciclo de vida do Galaxy S25 — desde o design até ao uso e descarte”.
Wiener acrescentou ainda que “o uso de uma [grande] variedade de materiais reciclados pela empresa demonstra a sua paixão pela inovação e pelo design de produtos ambientalmente responsáveis”.
Aparentemente, a visão ambientalista da Samsung não se pretende ficar por aqui. A gigante tecnológica tem ainda o objetivo de usar 100% de energia renovável em todas as suas fábricas. Outro objetivo da marca passa por usar (pelo menos) um material reciclado em todos os componentes dos telemóveis que fabrica. A Samsung pretende consegui-lo até 2030.