Já se sabe que o iPhone tem muitos anos de atualização. No entanto, há um pequeno problema: nem todos os produtos da Apple seguem essa mesma lógica e o Apple Watch é um exemplo perfeito disso mesmo.
Por falar nos relógios da Apple, há um bastante popular que vai ser descontinuado pela empresa da maçã trincada, que é o Apple Watch SE 1 (2020). Para além desse, também o Watch Series 4 (2018) e o Watch Series 5 (2019) não vão suportar o watchOS 11.
Como refere a Android Authority, não se pode dizer que seja desprovido de sentido dizer “adeus” ao Watch Series 5 e ao SE1. Isto porque os dois são alimentados pelo mesmo chipset S5.
É a primeira vez que a Apple acaba com o suporte para três relógios ao mesmo tempo
Ainda assim, não deixa de saltar à vista o facto de parar com o suporte para três modelos ao mesmo tempo. São, sem dúvida, más notícias para os fãs da Apple e, em particular, para os utilizadores destes relógios mencionados.
Recorde-se que é a primeira vez que um abandono tão pronunciado acontece. Em vezes anteriores, a Apple apenas tinha deixado de suportar um ou dois relógios, nunca mais do que isso.
Para termos uma noção, o watchOS 5 e o watchOS 9 apenas eliminaram o Apple Watch Series 0 e o Apple Watch Series 3, respetivamente. O único que retirou dois modelos foi o watchOS 7, com o Apple Watch Series 1 e o Series 2.
Do ponto de vista do comprador, isto faz com que a vontade em comprar os relógios inteligentes da Apple mais antigos diminua drasticamente. Afinal de contas, a marca está a mostrar que o tempo de suporte oferecido é cada vez menor.
Será uma forma da marca querer induzir o comprador a optar pelos modelos mais recentes? Se é ou não, só a Apple saberá, no entanto é previsível que seja essa a intenção. De acordo com a mesma fonte, este pode ser o motivo mais forte para os utilizadores comprarem versões recentes, bem mais do que as especificações do relógio.
Apple Watch SE 1 teve grande recetividade do público
Importa relembrar que o Series 6, 7, 8, Ultra 1 e SE 2 têm a mesma CPU. Pela mesma lógica, faz sentido que também vão ser descontinuados ao mesmo tempo. A grande questão é mesmo saber o ano em que isso vai acontecer.
O Apple Watch SE 1, em particular, é um modelo que teve bastante aceitação por parte do público. Também por isso, estas novidades possam aborrecer bastantes users. Só o tempo dirá se a estratégia da Apple dará frutos ou não.