Volta e meia, acontecem peripécias que nos deixam estupefactos pela sua raridade e pouca probabilidade de acontecer. A mais recente tem a ver com um computador muito especial que foi encontrado no lixo. Sim, leu bem.
Posto isto, vamos à história em si. Segundo a Smithsonian Magazine, uma empresa londrina estava a limpar uma casa na região. Até aí, tudo normal: mais um dia de trabalho. O busílis da questão está naquilo que foi descoberto.
Foram encontrados dois computadores Q1 no lixo
Ao início, parecia um computador muito estranho. Ninguém terá percebido do que é que se tratava. Isto até que, após uma análise mais profunda, descobriu-se que eram dois computadores Q1 super-raros da década de 70.
É verdadeiramente intrigante como é que duas relíquias como estas estavam num caixote do lixo. Segundo a Hack A Day, estas máquinas históricas tinham CPUs Intel 8008 com ecrã, teclado e impressora integrada.
Perante este verdadeiro tesouro do passado, é óbvio que esta descoberta deu muito que falar. Tanto assim é que estes computadores já se encontram à venda. A mesma fonte estima que poderão render para cima de 55 000 euros.
No entanto, já se sabe: há sempre quem esteja disposto a dar mais. Por isso mesmo, será interessante ver até onde chega o interesse por um dos pedaços de “lixo” mais valiosos que já se viram.
Outro aspeto interessante acerca desta futura venda é que, mesmo a valores que parecem muito altos, estes deverão ser menores do que o original. De acordo com a Smithsonian Magazine, estes Q1 costumavam ser usados pela NASA.
Ainda assim, também há quem diga que estes eram essencialmente distribuídos na Europa e na Ásia. Várias teorias existirão sobre o assunto, no entanto não deixa de ser um fenómeno, no mínimo, curioso.
Costuma-se dizer que as imagens valem mais do que mil palavras. Fazendo jus a essa mesma condição, podes assistir, em baixo, a um vídeo que mostra as particularidades deste Q1.