Tens de conhecer os futuros "empregados" da Mercedes: são robots!

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Possivelmente, associarás a Mercedes-Benz a automóveis, no entanto a marca também tem trabalhado forte em robots humanóides. Tal como refere o The Verge, estes servem para fazer trabalho humano que não requer grandes qualificações, mas que exige bastante força física.

O anúncio foi feito pela Apptronik. A empresa de robótica em questão referiu que havia estabelecido um acordo com a Mercedes, em relação ao teste de Apollo: o robot bípede da Apptronik, que pode ser usado na fabricação.

Posto isto, em que é que o robot pode ser útil, na prática? De acordo com a mesma fonte de informação, este poderá ter a capacidade de inspecionar e entregar objetos aos trabalhadores humanos, numa qualquer linha de produção.

Os robots são pensados para tarefas mais exigentes fisicamente

Apollo Robot Mercedes
Imagem do Robot Apollo (via Apptronik)

Ainda que não se saibam informações sobre quantos robots estão a ser testados, estes humanóides facilitariam a execução de trabalhos exigentes fisicamente. A Apptronik faz até alusão aos tempos atuais, em que é “difícil encontrar trabalhadores de confiança”, para fazer este tipo de tarefas “repetitivas e enfadonhas” (via The Verge).

Um outro relato, desta vez emitido por parte do Financial Times, dá conta que a Mercedes começou a testar estes robots humanóides numa fábrica húngara. Ao que consta, a Hungria tem tido problemas derivados à escassez de mão de obra nestas áreas. Tanto é que há cerca de 8 anos, em 2016, a Audi e a Mercedes manifestaram preocupação face a esta escassez.

De acordo com o chefe de produção da Mercedes, Jörg Burzer, uma das prioridades da marca é entender o verdadeiro potencial da robótica neste tipo de trabalho, onde a mão de obra falta. Desta forma, com os humanóides a desempenharem o seu papel, a liberdade de outros profissionais da equipa seria maior, para desenvolver tecnologias altamente avançadas.

O “Apollo” tem cerca de 1,85 metros e consegue carregar, aproximadamente, 25 quilos

Sobre o humanóide Apollo, sabe-se que este mede cerca de um metro e oitenta e cinco, tendo ainda a capacidade de levantar pesos até cerca de 25 quilos. Como refere o The Verge, o formato de Apollo não é muito diferente de outros robots semelhantes, tais como o Optimus (Tesla), ou o Figure 01, que a BMW está a testar.

Importa ainda referir que o Apollo é concebido para trabalhar, especificamente, em contexto industrial. À luz do que é noticiado pela BitPerfect, trata-se de um robot com design amigável e seguro para trabalhar em equipa com seres humanos.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.