Por vezes, os recordes do Guinness conseguem deixar-nos verdadeiramente boquiabertos. Posto isto, a novidade mais recente tem a ver com um youtuber que concebeu o aspirador robótico mais rápido do mundo.
Em relação ao aparelho, este tem a capacidade de atingir uma “módica” quantia de 57 km/h. Coisa pouca, certo? Contado parece mentira, por isso nada como ver o vídeo em baixo para crer.
O youtuber usou um aspirador normal e adicionou elementos de alto desempenho
Recorde-se que o youtuber tem cerca de 50 000 inscritos na sua plataforma. O mais curioso de tudo é a forma como Alister Laidlaw conseguiu alcançar esta proeza.
Aparentemente, este utilizou um aspirador Roomba normal. A diferença é que adicionou elementos pouco expectáveis ao eletrodoméstico. Através de vários componentes eletrónicos de alto desempenho, este consegue inclusive conduzir o aspirador com um comando (via Guinness World Records).
A verdade é que a fronteira entre o real e o que antes parecia imaginário é cada vez mais ténue. Nas palavras de Alister, foi “um desafio encaixar tudo dentro do apertado chassi do Roomba, o seu formato não é ideal para aerodinâmica ou manuseio.”
Por isso mesmo, este começou por remover as peças do Roomba e aumentar o chassi. Depois disso, fabricou rodas novas e garantiu que o equipamento não tinha problemas com excesso de aquecimento.
O criador assume que o processo não foi fácil
Cumpridas essas etapas, o próprio queria certificar-se que o aspirador ficava à sua medida. Nesse sentido, usou uma impressora 3D para personalizar o aparelho e pô-lo ao seu gosto.
De acordo com o Guinness World Records, o processo não foi isento de dificuldades. Um dos problemas foi o facto do aspirador cair para trás, face ao excesso de velocidade. Ainda assim, Alister arranjou forma deste se manter sempre de pé.
O próprio admite que “foi muito difícil de controlar”, no entanto, teste após teste, foi conseguindo melhorar a performance do aspirador, em termos de velocidade.
Na prática, isto significa que o aspirador conseguiria andar perfeitamente numa autoestrada, por exemplo. Ao atingir os 57 km/h, a criação de Alister bateu um recorde mundial.