Nas últimas horas, muito se tem falado sobre problemas relacionados com a plataforma AforroNet. Recorde-se que este serviço do IGCP serve para os utilizadores consultarem os seus Certificados de Aforro e Certificados do Tesouro, assim como para fazer pedidos de subscrição e de resgate de certificados.
Segundo o relato de um utilizador do Reddit, o user está a ser obrigado a mudar de palavra-passe. O problema que o próprio explica é que, depois de mudar a password, sair da plataforma e voltar a entrar, não consegue entrar na mesma.
Depois deste processo, o utilizador dá conta que tentou recuperar a senha e que recebeu a seguinte notificação: “carta vai ser enviada para casa”. “E até a carta chegar, a conta está bloqueada, sem poder tentar a password outra vez” - escreve.
Outros utilizadores também relatam problemas com a plataforma
Podia tratar-se de um caso isolado, mas, aparentemente, não é bem essa a situação. Tanto assim é que outro user, em resposta ao post anteriormente relatado, deu conta do que acontece com a sua conta.
“Entrei na minha conta como de costume. Quando entro reparo que onde devia estar o meu nome, está o nome de outra pessoa. Vou ao extrato diário e apercebo-me que estou na conta de outro aforrista, que tem mais de 200 mil euros na conta. Naturalmente saí e enviei email para o IGCP a denunciar a situação” - explica.
Ainda assim, o próprio salienta que acabou por conseguir entrar na conta. De qualquer forma, não esconde a preocupação com a possibilidade dos papéis se inverterem e alguém, inadvertidamente, entrar na sua conta.
O que se está a passar ao certo?
Para além dos casos mencionados, mais utilizadores se queixam da mesma situação no Reddit. Face ao problema que parece ser comum a vários, um user refere já ter entrado em contacto com o IGCP.
“Depois de quase 1h ao telefone com o IGCP a senhora explicou que há um bug, e alguns caracteres que não são permitidos nas passwords, são erradamente aceites como válidos durante a mudança da password. Isso significa que acabas a ficar com uma password que não sabes qual é. Também estou à espera da cartinha” - refere.
Se mudares de password tem atenção aos caracteres que escolhes
Assim que a plataforma te sugere alterar a password, o sistema diz que "deve incluir uma letra minúscula, uma letra maiúscula, um algarismo e um caractere especial (@#$%&*()_+~|{}[]/=)". Certifica-te que usas um caractere dessa curta lista, e se pedires uma password automática por outro meio, valida primeiro se não estás a colocar um caractere fora desta lista.
Não deixa de ser um bug que causa bastante constrangimento a quem tem Certificados de Aforro e resta esperar para ver se a situação fica resolvida.